Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Egressa do Campus Santos Dumont ministra palestra a estudantes de cursos ferroviários

Extensão

Maria Regina Novais falou a alunos de Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Engenharia Ferroviária e Metroviária sobre circulação de trens
#pratodosverem: Imagem mostra palestrante Maria Regina Novais durante apresentação a estudantes do IF Sudeste MG.

A noite de quarta-feira (1º de novembro) foi de reencontro e aprendizado no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Egressa da primeira turma do curso técnico em Transporte Ferroviário (hoje Manutenção de Sistemas Metroferroviários) na instituição, Maria Regina Novais hoje é programadora de circulação na concessionária MRS Logística. Ela retornou ao Instituto Federal mais de uma década após a formatura para conversar com atuais estudantes do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária. O tema da palestra, uma proposta da disciplina Operação Ferroviária, foi a programação da circulação de trens.

Maria Regina falou sobre a utilização do chamado gráfico de trens na operação ferroviária. A programação da circulação, conforme ela detalhou, envolve diversos aspectos. "A segurança é o nosso primeiro foco. Depois, produtividade e otimização. A busca é por organizar a circulação de forma que ela seja mais eficiente e o cliente seja atendido com qualidade", explicou a profissional.

Técnica em Transporte Ferroviário, Maria Regina também é graduada em Administração e possui MBA em Gestão Empresarial. Na MRS há mais de dez anos, atualmente é responsável pela programação da circulação de trens no estado de São Paulo (Vale do Paraíba e Planalto Paulista).

registrado em: , ,