Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Egressos do IF apresentam máquina CNC em Mostra Nacional de Robótica

Egressos do IF apresentam máquina CNC em Mostra Nacional de Robótica

Trabalho de ex-alunos do Campus Santos Dumont foi elogiado pelos avaliadores
#pratodosverem: Imagem mostra técnicos Rafaela Dornelas, Jonathan Hauck, João Vitor Oliveira, Diego Ferreira e o professor Luciano Gonçalves. Eles estão em pé, diante do protótipo de máquina CNC controlada remotamente para uso didático, assunto do minicurso que os dois primeiros técnicos haviam acabado de ministrar.

Participaram na tarde de hoje da Mostra Nacional de Robótica, com transmissão ao vivo no YouTube, os egressos do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG Rafaela Dornelas (Eletrotécnica) e Jonathan Hauck (Mecânica). Eles apresentaram o trabalho "Desenvolvimento de máquina CNC (comando numérico computadorizado) controlada remotamente para uso didático", título de um artigo proveniente de um projeto de iniciação científica que, com a orientação dos professores Luciano Gonçalves e Arthur Assunção, foi premiado no II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont.

Um dos avaliadores da MNR, o professor João Almeida elogiou o trabalho e a apresentação dos ex-alunos do IF Sudeste MG. "Não podemos deixar de dar os parabéns. Esse trabalho na área de CNC me encanta. É surpreendente o que esse projeto pode despertar de outras oportunidades para vocês. É fantástico o que pode promover, não só no campus, mas também fora, por meio de um projeto de extensão, por exemplo. Sugiro que vocês continuem expandindo esse projeto. É complexo trabalhar com CNC, mas vocês estão mostrando que é possível", analisou o professor.

O protótipo dessa máquina foi desenvolvido no próprio campus do Instituto Federal e conta com uma ferramenta para corte de peças, controlada pela plataforma Arduíno, que processa as informações relativas aos desenhos criados em software e a partir disso executa os ajustes. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2019, os alunos ministraram um minicurso sobre a utilização do equipamento, que pode usinar chapas de MDF (material oriundo da madeira) e de aço. Ele continua, atualmente e para os próximos anos, à disposição do Instituto Federal para utilização em aulas práticas e outros contextos de ensino-aprendizagem.

O Campus Santos Dumont parabeniza os técnicos e pesquisadores, bem como seus professores orientadores, por mais uma brilhante apresentação.

registrado em: ,