Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Em aula inaugural, IF Sudeste MG recebe novas estudantes do Programa Mulheres Mil em SD
conteúdo

Destaque

Em aula inaugural, IF Sudeste MG recebe novas estudantes do Programa Mulheres Mil em SD

Uma turma de 30 alunas inicia nesta semana o curso de Assistente Escolar
#pratodosverem: Imagem mostra alunas do curso de Assistente Escolar acompanhando a aula inaugural, no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

#pratodosverem: Imagem mostra alunas do curso de Assistente Escolar acompanhando a aula inaugural, no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

A noite de segunda-feira (18 de março) marcou o retorno de um projeto de educação e cidadania a Santos Dumont. As novas estudantes do curso de Assistente Escolar, oferecido pela unidade local do IF Sudeste MG em parceria com a Prefeitura Municipal, participaram da aula inaugural de sua formação. A oportunidade é ofertada a 30 alunas pelo Mulheres Mil, programa do Governo Federal que entre 2014 e 2016 capacitou profissionais de diversas áreas em Santos Dumont e está de volta em 2024. O projeto promove a formação profissional e tecnológica articulada com o aumento da escolaridade de mulheres em todo o país. 

Mediada pela coordenadora local do Mulheres Mil no Campus Santos Dumont, Paula Souza, a aula inaugural prestou homenagens às novas alunas e recebeu, em sua mesa de honra, representantes do IF Sudeste MG – a coordenadora-geral do programa na instituição, Heloísa Bernardes, o diretor-geral, Benedito Carvalho, e a diretora de Desenvolvimento Educacional da unidade, professora Antônia Barbosa – e da Prefeitura Municipal – a secretária de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, Valquíria Carvalho. 

Durante a aula inaugural, foram destacados alguns aspectos importantes sobre o Mulheres Mil e o curso de Assistente Escolar: 

A assistente escolar. Conforme ressaltou Valquíria Carvalho, o papel da assistente escolar vai muito além das tarefas administrativas. São profissionais que contribuem diretamente para a formação dos estudantes e para um ambiente saudável e inclusivo nas instituições de ensino. 

Realização de sonhos.
“Vocês são capazes. Vocês merecem sonhar. E merecem que esses sonhos se tornem realidade”, salientou Benedito Carvalho, que também comentou a importância do companheirismo entre as alunas ao longo dos próximos meses. 

Empoderamento. A professora Antônia valorizou a oportunidade de empoderamento por meio da Educação, que é a proposta central do Mulheres Mil. 

Um projeto que dá certo. “O Programa Mulheres Mil voltou porque deu muito certo. Porque, quando você valoriza as mulheres, não tem como dar errado. Muitas egressas colocaram seus filhos em cursos superiores, continuaram estudando e ajudaram a mudar as vidas de suas famílias”, lembrou Heloísa Bernardes. 

Sempre juntas. “Começamos juntas e terminamos juntas”, pediu Paula Souza, em referência à importância de cada uma das mulheres para que o projeto dê certo. O desejo da coordenadora é de que todas as alunas concluam o curso e, em seguida, conquistem seus objetivos profissionais e continuem se qualificando. 

A vereadora Sandra Cabral, de Santos Dumont, também compareceu ao evento e desejou sucesso à nova turma. Após um lanche de recepção às novas alunas, elas participaram de uma reunião promovida pelo grupo terapêutico Avassaladoras, conduzida pela psicóloga Érika Santos. As aulas do curso FIC (Formação Inicial e Continuada) de Assistente Escolar seguem até julho. 

Contribuíram para a realização da aula inaugural, organizada em parceria pelo Instituto Federal e a Prefeitura Municipal de Santos Dumont: alunas e alunos voluntários do IF Sudeste MG, Floricultura Vó Nazira, Lanchonetes Sabor Brasil e Avenida, Pastelaria Arco-Íris, Padaria da Vovó, Fran’s Lanches, Distribuidora Oba-Oba, Restaurante Gonzagão e Supermercado Rei do Arroz (SuperMais). A equipe do Programa Mulheres Mil em Santos Dumont agradece a todas as pessoas que apoiaram a realização do evento.

registrado em: , ,