Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Inscreva-se no IX Seminário de Integração do Setor Ferroviário de 3 a 20 de novembro

Nona edição do Sisfer terá todo o conteúdo disponibilizado on-line, no site do IF Sudeste MG
Imagem mostra mesa-redonda da edição de 2016 do Sisfer, realizada em Juiz de Fora (MG). Aparecem sentados, da esquerda para a direita, os professores Philipe Pacheco e Marcus Vinícius de Paiva, a técnica de laboratório Adriana Gerheim, a técnica em Transporte Ferroviário Laís Machado (que fala ao microfone) e o professor Sandro Baldo. Ao fundo, aparece um banner do evento.

O evento promovido pelo Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) para integrar os diversos eixos e protagonistas do setor ferroviário brasileiro terá uma edição diferente em 2020. Depois de levar um amplo debate sobre o segmento a três estados - além de Minas Gerais, já houve edições no Espírito Santo (Cariacica) e em Santa Catarina (Joinville) -, o Seminário de Integração do Setor Ferroviário, por conta da pandemia da Covid-19, será realizado integralmente on-line, o que de certa forma universaliza o acesso a suas palestras e debates.

O IX Sisfer terá todo o seu conteúdo disponibilizado no site do IF Sudeste MG entre 24 e 26 de novembro. Com o tema "Desafios e oportunidades do setor metroferroviário", a edição apresentará, entre outros elementos, o impacto da pandemia sobre a rotina de profissionais e a dinâmica do mercado. O seminário abrirá inscrições para todos os interessados em 3 de novembro. A programação completa será divulgada nas próximas semanas.

Inscreva-se aqui de 3 a 20 de novembro

Conexão entre empresas, associações e academia

Ao longo de quase uma década e oito edições realizadas em quatro cidades diferentes, o Sisfer se notabilizou por aproximar empresas, concessionárias, associações e academia, divulgando projetos, promovendo a inovação e conectando os alunos do IF Sudeste MG e de instituições parceiras ao mundo do trabalho.

Na última edição do seminário, por exemplo, alguns dos palestrantes foram o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, o engenheiro Igor Baria, atualmente na Companhia Estadual de Engenharia, Transportes e Logística (Central, RJ), e o professor Thiago Fiorentin, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O avanço do ensino ferroviário

Após receber um notável legado de uma escola de formação da antiga Rede Ferroviária Federal e das instituições que a sucederam em Santos Dumont, o IF Sudeste MG já tem uma década de serviços prestados ao setor. Inicialmente, com o curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (Transporte Ferroviário), convênios e eventos como o próprio Sisfer. Mais recentemente, ampliou essa contribuição ao levar a ferrovia ao âmbito da graduação, com a criação da Engenharia Ferroviária e Metroviária.

Entre as instituições parceiras na realização de edições anteriores do Sisfer, estão o Centro Tecnológico de Joinville da UFSC e o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo. UFSC, UFPA e IF Sudeste MG, aliás, também estarão juntos no I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária, de 27 a 29 de outubro.

O presidente da comissão organizador do IX Sisfer é o professor Marcus Vinícius de Paiva, também coordenador do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.

registrado em: , ,