Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária será realizado de 27 a 29 de outubro

Extensão

Evento é organizado pelos cursos de Engenharia Ferroviária de três instituições: Universidades Federais do Pará e de Santa Catarina e o IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra logomarca do Conefer, com um mapa do Brasil, os estados do Pará, de Minas Gerais e de Santa Catarina em destaque e trilhos ferroviários se projetando

As três instituições de ensino do Brasil que formam engenheiros ferroviários se uniram para a organização do I Congresso Nacional de Engenharia Ferroviária (Conefer). O evento, que será realizado de 27 a 29 de outubro, associa os esforços e as competências dos cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Pará (Engenharia Ferroviária e Logística em Belém), a Universidade Federal de Santa Catarina (Engenharia Ferroviária e Metroviária em Joinville) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Engenharia Ferroviária e Metroviária em Santos Dumont).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até a data do evento por qualquer pessoa neste site. Em virtude da pandemia da Covid-19, o congresso será integralmente transmitido pela internet, na página do Conefer, com a participação de todos os palestrantes e debatedores a partir de suas casas ou, quando for o caso, ambientes de trabalho.

A programação do evento conta com representantes de diversas empresas, associações e instituições de ensino. O professor britânico Clive Roberts, diretor do Birmingham Centre for Railway Research and Education, o engenheiro japonês Soichiro Manabe, da West Japan Railway Company, e o pesquisador brasileiro Marcelo Blumenfeld, da Universidade de Birmingham, oferecerão ao Conefer perspectivas sobre o setor ferroviário a partir de experiências em outros países.

Também participarão do congresso como palestrantes: o vice-presidente executivo da ANPTrilhos, João Gouveia Ferrão, o diretor-geral da Wabtec, Daniel Fucci Lemos, os professores Auteliano dos Santos (Universidade de Campinas) e Roberto Martins (Universidade de São Paulo), o analista de operações Marco Aurélio Castro (Vale), a gerente de desenvolvimento e treinamento Simone Souza (MRS Logística) e o coordenador de manutenção Amadeu Boza (Rumo).

O Conefer consolida o trabalho de colaboração entre as instituições e pretende fomentar a própria mentalidade inovadora que impulsionou UFPA, IF Sudeste MG e UFSC ao pioneirismo em suas regiões, com os únicos cursos de graduação em Engenharia Ferroviária de Norte, Sudeste e Sul, respectivamente. Não à toa, o slogan escolhido para o evento é "inovação de Norte a Sul".