Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes do Partiu IF recebem certificação em evento de conclusão do projeto em 2025
conteúdo

Destaque

Estudantes do Partiu IF recebem certificação em evento de conclusão do projeto em 2025

Programa, voltado à preparação para o Processo Seletivo do IF Sudeste MG, teve turma com 40 discentes do 9º ano do Ensino Fundamental
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes e equipe de trabalho do Partiu IF no auditório do Campus Santos Dumont

#pratodosverem: Imagem mostra estudantes e equipe de trabalho do Partiu IF no auditório do Campus Santos Dumont

Ação oferecida gratuitamente em Institutos Federais de todo o país, o Partiu IF se dedica à preparação de estudantes para o Processo Seletivo das instituições. O evento de conclusão do programa em 2025 certificou, na tarde de quinta-feira (11), os estudantes da primeira turma deste projeto de extensão no Campus Santos Dumont, reforçando que ele vai muito além de um cursinho preparatório.

"Independentemente do que acontecer, ninguém perde nada porque estudou", lembrou o diretor de Ensino do campus, professor Tiago Fávero, aos estudantes que farão a prova de seleção do IF Sudeste MG neste domingo (14). Em Santos Dumont, a turma de 40 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas estudou à tarde de abril a dezembro.

As aulas foram realizadas em três dias por semana, além de ações complementares em algumas quartas-feiras. Após a prova do Processo Seletivo, o projeto ainda terá atividades de correção de um simulado e do próprio exame de seleção. Coordenada pela professora Flávia Calvano, a equipe do programa do Governo Federal no Campus Santos Dumont conta com atuação de professores de Matemática, Português e Ciências Naturais, orientação pedagógica e apoio de estudantes bolsistas do IF Sudeste MG.

"Foi gratificante participar, conviver com novas pessoas e conhecer os professores e monitores, que sempre estiveram dispostos a ajudar", relata a aluna Ana Beatriz Lourenço, da Escola Municipal Anita Soares Dulci. "E foi uma experiência para conhecer o campus também. Mesmo quando eu ficava mais cansada (por conciliar o Partiu IF com as atividades na escola), lembrava que sempre quis estudar aqui. Então eu precisava continuar", reforça.

"Esses estudantes saem daqui como um grupo empoderado", celebra a professora Flávia. "Sendo ou não classificados no Processo Seletivo, já tivemos um feedback positivo de professores de outras escolas, indicando que os estudantes estão tendo resultados melhores nas avaliações". A coordenadora também destaca a intenção de aprender com o primeiro ano de Partiu IF para que as próximas edições do programa sejam novamente bem-sucedidas e cada vez mais inclusivas.

registrado em: ,