Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes e professor compartilham experiências da Licenciatura em Matemática em artigos aprovados no XV EPEM

Destaque

Trabalhos desenvolvidos na disciplina Softwares Aplicados à Matemática se tornam temas de estudos que serão apresentados em Guaratinguetá (SP), no Encontro Paulista de Educação Matemática
#pratodosverem: Imagem mostra atividade de oficina realizada no Laboratório de Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

Trabalhos desenvolvidos pelo professor José Ronaldo Alves Araújo e pelos estudantes Breno Cezar da Costa e Jefferson de Oliveira Lima, da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, estarão presentes no XV Encontro Paulista de Educação Matemática (EPEM), que será realizado de 28 a 30 de abril no Campus Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp). Foram aprovados três artigos submetidos por representantes da unidade do IF Sudeste MG, dos quais dois tratam de experiências desenvolvidas no curso de graduação, particularmente na disciplina "Softwares Aplicados à Matemática":

Em "Uma proposta para o estudo de ângulos internos de polígonos mediado pelo GeoGebra", José Ronaldo, Breno e Jefferson relatam a aplicação de uma sequência didática com a utilização deste software voltado ao ensino da Geometria. A ideia é, a partir da mediação do GeoGebra na construção de representações geométricas, oferecer ferramentas para efetuar a soma dos ângulos internos de polígonos.

No artigo "Uma proposta de ensino de Estatística com a implementação de recursos do Google Drive", professor e alunos apresentam uma situação concreta em que este serviço de armazenamento e sincronização de arquivos, associado ao site "Our World in Data", traz soluções para o tratamento de dados (neste caso específico, dados referentes à pandemia da Covid-19). Foi utilizado no estudo o método Ciclo Investigativo PPDAC (Problema, Planejamento, Dados, Análise e Conclusão).

Também foi submetido e aprovado para o congresso outro trabalho desenvolvido pelo professor José Ronaldo. Em "Visualização e transnumeração: uma análise de dados estatísticos em atividades mediadas pelo SPSS", o docente do IF Sudeste MG e a professora Celina Aparecida Almeida Pereira Abar (sua orientadora no doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP) apresentam as contribuições do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para uma atividade de análise de dados estatísticos.

Professor e estudantes estarão em Guaratinguetá no fim deste mês para as exposição dos trabalhos e a divulgação da ações desenvolvidas na Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

Publicações anteriores

O professor José Ronaldo também publicou e apresentou recentemente diversos estudos no campo da Estatística em eventos internacionais como a Latin American STEAM Education Conference + Summer School e a International Conference on Teaching Statistics, além da Revista Paradigma (Centro de Pesquisa Educacional Paradigma, da Venezuela).

registrado em: ,