Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Estudantes se destacam em I Festival de Atletismo do Campus Santos Dumont

Estudantes se destacam em I Festival de Atletismo do Campus Santos Dumont

Atividades foram realizadas no último sábado, no Estádio José Ferreira Gomes (Campo do Social)
#pratodosverem: Imagem mostra competidores em corrida durante o I Festival de Atletismo do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

O I Festival de Atletismo do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) mobilizou dezenas de estudantes no último sábado, 25 de março. Na faixa de 14 a 17 anos, elas e eles competiram em provas de corrida (100, 200 e 400 metros rasos e revezamento 4 x 100 metros) e de arremesso de peso no Estádio José Ferreira Gomes, o Campo do Social, vizinho à unidade do IF.

As atividades são vinculadas ao projeto de extensão “Caminhar, correr e saltar: experiências do Atletismo no IF Sudeste MG, Campus Santos Dumont”, coordenado pela professora de Educação Física Raquel Lins. A organização também contou com o colaborador externo Vitor Hugo de Paula (formado em Educação Física pelo Campus Barbacena do IF Sudeste MG), os alunos bolsistas Davi Santos e Victor Hugo de Castro e estudantes e profissionais voluntários que definiram espaços, arbitraram, cronometraram e registraram tudo que aconteceu na manhã de sábado.

Os estudantes mais bem classificados nas provas femininas e masculinas foram premiados com medalhas.

“A Educação Física busca a formação total dos alunos, e não só a execução dos movimentos”, comenta a professora Raquel. “Ela é baseada na cultura corporal e nas relações interpessoais. A partir de um conteúdo da disciplina nos primeiros anos, que é o Atletismo, o evento trabalhou a experiência da competição, mas também todo o contexto que a envolve, desde a comissão de arbitragem até quem assistiu às provas e foi entendendo as regras de cada uma delas”.

“Movimentos do Atletismo, como arremesso, lançamento e corrida, estão presentes em outras modalidades e no dia a dia dos jovens. A proposta é que os alunos conheçam o esporte e relembrem esses movimentos básicos do ser humano, que são cada vez menos executados”, conclui a professora.

Campeão da prova masculina de arremesso de peso, o aluno Willian Dias Nunes, do 2º ano de Eletrotécnica, valoriza experiências como a do último fim de semana. “Educação Física é algo para se levar a sério. É o ambiente onde nos exercitamos, além da questão da disciplina. Também tem o conhecimento que a gente adquire. Eu mesmo não conhecia a modalidade em que sou bom (arremesso de peso). Conheci a partir da Educação Física”, relata.

Para conferir mais fotos, acompanhe nosso perfil no Instagram.

registrado em: ,