Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Ex-alunos do Instituto Federal participam de Mostra Nacional de Robótica

Ex-alunos do Instituto Federal participam de Mostra Nacional de Robótica

Os técnicos Rafaela Dornelas e Jonathan Hauck tiveram aprovado o artigo "Desenvolvimento de máquina CNC (comando numérico computadorizado) controlada remotamente para uso didático"
#pratodosverem: Imagem mostra técnicos Rafaela Dornelas, Jonathan Hauck, João Vitor Oliveira, Diego Ferreira e o professor Luciano Gonçalves. Eles estão em pé, diante do protótipo de máquina CNC controlada remotamente para uso didático, assunto do minicurso que os dois primeiros técnicos haviam acabado de ministrar.

Técnicos em Eletrotécnica e Mecânica formados pelo IF Sudeste MG em Santos Dumont, Rafaela Dornelas e Jonathan Hauck participam na semana que vem da Mostra Nacional de Robótica (MNR). Os ex-alunos do Instituto Federal tiveram aprovado o artigo "Desenvolvimento de máquina CNC (comando numérico computadorizado) controlada remotamente para uso didático", fruto de um projeto que rendeu aos técnicos, orientados pelos professores Luciano Gonçalves e Arthur Assunção, o prêmio de melhor trabalho de pesquisa no II Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Santos Dumont.

O protótipo dessa máquina foi desenvolvido no próprio IF e conta com uma ferramenta para corte de peças, controlada pela plataforma Arduíno, que processa as informações relativas aos desenhos criados em software e a partir disso executa os ajustes. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2019, os alunos ministraram um minicurso sobre a utilização do equipamento, que pode usinar chapas de MDF (material oriundo da madeira) e de aço e fica à disposição do Instituto Federal.

A MNR acontece de 10 a 14 de novembro, de forma remota. Parabenizamos mais uma vez nossos ex-alunos, técnicos e pesquisadores e lhes desejamos uma ótima apresentação.

registrado em: ,