Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Formação técnica em Mecânica tem defesas de Trabalhos Práticos de Conclusão de Curso

Pesquisa

Alunos que cursaram a formação integrada ao Ensino Médio apresentaram nas últimas semanas seus projetos e produtos fabricados
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra registro da tela de apresentação de Isabella Maria de Carvalho.

Isabella Maria de Carvalho e Gabriel Duarte, hoje estudantes de Medicina (UFJF) e Engenharia Ferroviária e Metroviária (IF Sudeste MG), respectivamente, apresentaram nas últimas semanas seus trabalhos finais vinculados ao curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio. Orientados pela professora Lívia Meneguitte Ávila, os estudantes defenderam com êxito projetos em que, a partir do conteúdo técnico da formação, fabricaram peças com características específicas.

O Trabalho Prático de Conclusão de Curso de Isabella, apresentado em 16 de março, associou suas duas áreas de estudo. A partir da análise de um método descrito em artigo (cujo autor principal é Alexandre Lädermann, da Universidade de Genebra, Suíça) publicado pela revista International Orthopaedics em 2015, ela modelou e fabricou, utilizando a impressora 3D do Campus Santos Dumont, seis unidades de um gabarito cirúrgico. A peça tem o objetivo de oferecer mais conforto ao movimento para pacientes submetidos ao procedimento de artroplastia reversa do ombro. O projeto é intitulado "Biomecânica e qualidade de vida - uma aplicação prática em artroplastia reversa (modelagem e impressão de gabarito cirúrgico)".

Na quinta-feira (30 de março), foi a vez de Gabriel Duarte defender seu trabalho "Mecânica na cutelaria: técnicas desenvolvidas durante o curso". Em laboratórios da unidade do IF Sudeste MG, o agora aluno de Engenharia Ferroviária e Metroviária fabricou uma faca do tipo Bowie, modelo originário dos Estados Unidos. Gabriel utilizou equipamentos como fresadora, esmerilhadeira angular, maçarico de oxiacetileno e forno de tratamento térmico.

O TPCC é atividade equivalente ao estágio em cursos técnicos do Campus Santos Dumont. Além de Lívia, as bancas examinadoras contaram com os professores Gabriela Castro e Vicente Almeida Júnior. A instituição deseja muito sucesso nas trajetórias de Isabella e Gabriel.

registrado em: ,