Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Grupo de adolescentes do Cras Oliveira Fortes visita Campus Santos Dumont

Grupo de adolescentes do Cras Oliveira Fortes visita Campus Santos Dumont

IF Sudeste MG recebeu participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade do Centro de Referência de Assistência Social
#pratodosverem: Imagem mostra adolescentes atendidos pelo Cras Oliveira Fortes em uma sala de aula do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Eles estão sentados e atentos às explicações do diretor-geral da unidade, Benedito Carvalho, em pé e de frente para o grupo.

Adolescentes atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Oliveira Fortes visitaram na última segunda-feira (8) o Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). O grupo, que frequenta os encontros semanais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), conheceu ambientes administrativos, alguns dos laboratórios e salas de aula e os diferentes espaços de convivência da instituição. No auditório, eles assistiram a um filme de animação.

O diretor-geral Benedito Carvalho e a técnica de Laboratório Adriana Gerheim conversaram com os adolescentes, que estavam acompanhados pela psicóloga Jucélia Fernandes e a oficineira Inês Maria Cerqueira. No SCFV, o grupo participa de atividades que desenvolvem seu protagonismo e autonomia. A visita ao IF está nesse contexto.

"O nosso objetivo em relação à visita é ampliar a visão dos jovens sobre possibilidades de cursos profissionalizantes no contexto de uma escola técnica, já que eles estão numa idade de formação", explica a psicóloga Jucélia Fernandes. "Por não haver esse tipo de instituição (como o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG) em nossa cidade, muitos alunos vêm estudar aqui. É um grande incentivo para eles".

Ainda faltam quase dois anos para Hugo Silva chegar ao Ensino Médio, mas ele já considera a hipótese de cursar uma formação técnica integrada. "Foi muito legal conhecer o campus. Tenho interesse em fazer um curso técnico no futuro. Hoje eu gosto muito da área de Mecânica", afirma o adolescente de 13 anos, que pode seguir os passos de outros estudantes.

Durante a visita, a turma se encontrou com um dos muitos alunos de Oliveira Fortes no IF: João Victor Batista de Souza, que está no 1º ano da formação técnica em Mecânica integrada ao Ensino Médio e compartilhou com o grupo algumas das experiências vivenciadas nos primeiros meses de Instituto Federal.

registrado em: ,