Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Grupo do Campus Santos Dumont é campeão no 7º Festival de Dança do IF Sudeste MG em Barbacena

Destaque

"Just Dance Crew", ligado a projeto de extensão do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, foi o campeão da categoria Danças Urbanas/Populares
#pratodosverem: Imagem mostra componentes do Just Dance Crew (projeto Danças Urbanas - Campus Santos Dumont) na premiação do 7º Festival de Dança do IF Sudeste MG em Barbacena.

O grupo sandumonense "Just Dance Crew", de projeto de extensão do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, foi o campeão da categoria Danças Urbanas/Populares do 7º Festival de Dança do Campus Barbacena do IF Sudeste MG, realizado no último sábado (27 de maio) com o tema "IFlashback: uma viagem no tempo". Liderado pelo professor Luciano Gonçalves, o time contou com seis estudantes e egressos do Campus Santos Dumont do IF: André Adriano Silva dos Reis (aluno de Manutenção de Sistemas Metroferroviários), Jaciane Nilhian Aleluia, Gabriely da Silva Martins, Istela Carvalho Ribeiro (egressas de Eletrotécnica), Bárbara Hágata Ferreira Fontes (aluna de Eletrotécnica) e Estefania Alexsandra Ferreira (aluna de Logística).

Vinculada ao projeto de extensão "Danças Urbanas", que entrará em nova fase nas próximas semanas, a equipe apresentou a coreografia "Hip hop: dos guetos para o mundo". "Buscamos mostrar como o hip hop surgiu como movimento cultural, no Bronx em Nova York, na década de 70 e hoje influencia música, moda e comportamentos no mundo todo", explica o professor Luciano, coordenador do projeto. "Para isso, por meio de uma construção coletiva, os integrantes criaram a apresentação que se inicia mostrando o hip hop em sua origem, abordando os seus quatro elementos (DJ, MC, grafite e breaking)."

Na classificação final de Danças Urbanas/Populares, o campeão Just Dance Crew ficou logo acima do Centro Artístico Dançar e do Grupo Hathor, ambos de Barbacena. Dos seis estudantes que compõem o grupo, duas ingressaram em 2023: Bárbara e Estefania, que no primeiro festival como integrantes do projeto obtiveram o melhor resultado possível em sua categoria.

"Foi minha primeira vez em um concurso de dança. Fiquei muito feliz e amei a oportunidade de poder apresentar com meu grupo. Foram muitos ensaios, muita dedicação e um sempre apoiando o outro. Foi um momento muito especial", conta Estefania. Este pertencimento à comunidade da dança também é valorizado por Bárbara: "é um privilégio ter a oportunidade de conhecer outras pessoas que compartilham do mesmo sentimento pela dança. É muito bom ter o pessoal comigo e me sentir inclusa."

O festival em Barbacena, no total, reuniu 37 apresentações de sete escolas (municipais, estaduais e federais) e dez academias de dança de oito cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O projeto Danças Urbanas

No projeto do Instituto Federal, as alunas encontram o ambiente ideal para a expressão por meio da dança. "A dança é a minha vida. Não são apenas movimentos coreografados. Não consigo me ver sem dança. Eu sou a dança, e a dança é a minha vida", relata Bárbara. Para Estefania, embora seja uma novidade mais recente, a prática não é menos importante: "a dança representa agilidade, ritmo, uma percepção espacial. Ela melhora a autoestima e traz vários tipos de sentimentos, como alegria e gratidão. Eu nunca tinha dançado, e foi uma experiência incrível."

O projeto entrará em uma nova fase nas próximas semanas, com encontros aos sábados (em breve, novidades sobre inscrições). "O projeto tem como objetivos principais apoiar e incentivar a prática das danças urbanas em Santos Dumont e região e proporcionar aos participantes acesso a seus benefícios. Então, é uma proposta aberta a todos os públicos, alunos e não alunos do campus. Teremos nesta nova fase encontros aos sábados, com inscrições em breve", indica Luciano.

O professor ainda agradece ao Studio Dançart pela parceria no projeto, que viabilizou um espaço mais adequado para os ensaios, e à equipe do Campus Santos Dumont, em especial o servidor Leonardo Jardel, que sempre acompanha o grupo nas viagens para apresentações.

registrado em: ,