Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG e Campus Santos Dumont participam da organização de hackathon global de setor ferroviário
conteúdo

Pesquisa

IF Sudeste MG e Campus Santos Dumont participam da organização de hackathon global de setor ferroviário

Etapas regionais de maratona para propor soluções no contexto da ferrovia estão previstas para o período entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022; evento mundial deve acontecer em abril e maio do ano que vem
#pratodosverem: Imagem mostra frame de seminário para definição de diretrizes do Hackathon TrainRail 2021-2022. É possível visualizar, entre os 36 participantes que aparecem na tela, dois dos representantes do IF Sudeste MG na reunião: o professor Philipe Pacheco e a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento. O professor Carlos Artur Leal e  representante da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha.

#pratodosverem: Imagem mostra frame de seminário para definição de diretrizes do Hackathon TrainRail 2021-2022. É possível visualizar, entre os 36 participantes que aparecem na tela, dois dos representantes do IF Sudeste MG na reunião: o professor Philipe Pacheco e a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Iara Nascimento. O professor Carlos Artur Leal e representante da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha.

Composto por instituições de ensino superior, empresas e centros de treinamento corporativos de 28 países, o grupo de trabalho TrainRail planeja a realização de um hackathon global para debater e propor soluções inovadoras relacionadas à reinvenção do setor ferroviário durante a pandemia. Em seminário on-line na última quinta-feira (8 de abril), a União Internacional de Caminhos de Ferro (UIC - em francês, Union Internationale des Chemins de Fer), que formou o grupo de trabalho, definiu diretrizes para a realização do Hackathon TrainRail 2021-2022. O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e o Campus Santos Dumont participam da organização do evento, na coordenação regional da América Latina. 

Cada região - Ásia-Pacífico, Ásia-Europa, África, Oriente Médio e Europa, além da América Latina - poderá promover sua própria competição regional da maratona entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022, antecedendo a etapa internacional, prevista para abril e maio do ano que vem. De acordo com a UIC, "o evento oferece aos participantes e entusiastas do transporte ferroviário a oportunidade de imaginar o futuro e desenvolver soluções para os operadores ferroviários para ajudá-los a enfrentar situações de pandemia". 

Ainda que o próprio conceito de hackathon esteja muito ligado às ideias de programação e inovação, segundo a UIC, as futuras equipes podem e devem contar com integrantes com habilidades em outros campos do conhecimento, pois o concurso não ficará restrito a soluções digitais. Um dos objetivos da maratona é a conscientização das gerações mais jovens sobre a correlação entre a evolução do transporte ferroviário e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. 

Participaram do seminário o representante da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG, Pedro Rocha, os professores Philipe Pacheco e Carlos Artur Leal, do Campus Santos Dumont, e a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da mesma unidade, Iara Nascimento. Além do relacionamento com parceiros internacionais no âmbito da ferrovia, como as Universidades de Aston e de Newcastle, no Reino Unido, o campus se notabiliza pela formação de profissionais para o setor. São ofertados o curso de graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária e o técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, além da já aprovada Especialização em Sistemas Metroferroviários, cuja primeira turma está prevista para 2022. 

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais prestará suporte a todas as atividades coordenadas pelo IF Sudeste MG no Hackathon TrainRail 2021-2022.

registrado em: ,