Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG oferece a educadores e estudantes oficina gratuita de prototipagem

Extensão

Inscrições podem ser feitas por formulário eletrônico de 7 a 13 de agosto; atividade será realizada no Laboratório IFMaker da unidade de Santos Dumont
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra protótipos de braços robóticos construídos por alunos

A cultura maker, que se baseia na ideia de “aprender fazendo”, está presente nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia por meio dos Laboratórios IFMaker. O Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG é uma das unidades que possuem este laboratório, cujos recursos agora podem ser aproveitados por todos os públicos.

A primeira das quatro oficinas criativas que serão oferecidas gratuitamente à comunidade no laboratório neste semestre letivo já tem tema e dias definidos. Os participantes poderão criar objetos diversos com a prototipagem (desenvolvimento de um modelo inicial a partir de uma ideia), utilizando materiais simples. Serão duas turmas: uma na segunda-feira, 21 de agosto, das 17h30 às 19h; outra no sábado, 26 de agosto, das 10h às 11h30. Os interessados devem optar por uma delas.

Quem pode participar?
Profissionais de educação em geral e estudantes de cursos da área de Educação (por exemplo, de Licenciaturas). A ideia é que a oficina proporcione aos educadores a chance de se familiarizar com a cultura maker e com o próprio laboratório do IF, que poderá ser utilizado também por profissionais de outras instituições de ensino para atividades didáticas diversas.

Como é possível se inscrever?
Por meio do formulário eletrônico em bit.ly/ifmaker1, entre 7 e 13 de agosto. O cadastro é gratuito, assim como a participação na oficina. No total, serão dez vagas para profissionais de educação e outras dez para estudantes. O preenchimento das turmas será por ordem de manifestação de interesse. Haverá confirmação por e-mail.

De onde virão as ideias?
Não há limite para a criatividade. Durante a oficina, os participantes poderão também consultar ferramentas como o ChatGPT e vídeos no YouTube para consolidar uma ideia. A proposta é que os objetos criados tenham uma finalidade didática, ou seja, a de facilitar o processo ensino-aprendizagem.

Quem ministrará a oficina?
Nas duas turmas, os responsáveis pela oficina serão estudantes do curso técnico em Automação Industrial. O coordenador da proposta e do laboratório é o professor Luciano Gonçalves. A atividade é promovida pelo projeto de extensão “Divulga IFMaker: ações de divulgação do Laboratório IFMaker do Campus Santos Dumont”.

registrado em: ,