Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > IF Sudeste MG receberá Encontro de Ferroviários na próxima terça-feira

IF Sudeste MG receberá Encontro de Ferroviários na próxima terça-feira

Evento resgata a rica história da Ferrovia na cidade e também debate ações futuras, como a possível reativação da Locomotiva Zezé Leone
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: A imagem mostra a Locomotiva Zezé Leone, ao lado do Centro Cultural, durante atividade prática do curso técnico em Guia de Turismo.

A memória da Rede Ferroviária Federal e das várias etapas da Escola Profissional ainda é muito viva para os sandumonenses. Na verdade, não apenas as lembranças, mas o legado que elas ofereceram e é até hoje sustentado. No espaço que era ocupado pela antiga oficina da Rede no Quarto Depósito e pelo Centro de Formação Profissional de Santos Dumont, funciona o campus do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), que na próxima terça-feira (24 de setembro), a partir das 15h30, receberá o Encontro de Ferroviários. O IF oferece atualmente dez cursos, incluindo dois diretamente ligados à área: o técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e a graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária.

A proposta do encontro é resgatar o passado, mas também pensar nos próximos passos desta marcante vocação do município. O evento será promovido em parceria com a recém-criada Associação Locomotiva Zezé Leone (ALZL), que trabalha pela reativação da famosa maria-fumaça de mesmo nome. Até as 21h, o encontro terá diversas atividades: homenagens a eternos ferroviários, um guiamento que associará as antigas instalações da Rede à atual configuração do Instituto Federal, os divertidos causos ferroviários e uma exposição de fotos e antigos materiais da RFFSA. As ações serão abertas a todos os públicos. O campus está situado à Rua Técnico Panamá, 45, Bairro Quarto Depósito.

Representantes da ALZL estiveram no IF para uma reunião no início do mês, que fechou os últimos detalhes do evento. Em constante contato com a associação, o professor Sandro Baldo, que atua no curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários do Instituto, também está envolvido na tentativa de reativação da Zezé Leone, iniciativa que o grupo batizou de “Brilho no Olhar” por conta da "reação imediata de várias pessoas quando conhecem o projeto".

“A ideia do evento é também conscientizar a população sobre essa proposta (de reativação da Zezé Leone)”, explicou o presidente da associação, Leonardo Fernandes, “não apenas as pessoas de Santos Dumont, mas também de outras cidades, como Juiz de Fora, Três Rios, Conselheiro Lafaiete. O projeto começou com quatro pessoas, e agora já são cerca de 35”.

Brilho no Olhar

A proposta da ALZL é reativar a locomotiva para que ela faça, como trem turístico, o percurso do IF, no Quarto Depósito, até o Centro Cultural Paulo de Paula (antiga Estação Ferroviária, onde a Zezé Leone está atualmente) e, em seguida, de lá ao Museu de Cabangu, Casa Natal de Alberto Santos Dumont. De acordo com Leonardo, o caminho poderia ser, inclusive, estendido até Barbacena. Para levar adiante o projeto, que pode parecer complexo à primeira vista, a associação negocia sua viabilização junto a deputados estaduais da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A intenção do grupo é incluir a iniciativa no Plano Estratégico Ferroviário da comissão.

O campus do IF chegou a abrigar a locomotiva Zezé Leone nos anos subsequentes à sua restauração. Agora, é apoiador da ALZL, o que para o professor Sandro Baldo tem uma série de motivações. “Hoje, no que diz respeito a locomotivas a vapor, os detentores do conhecimento são pessoas mais experientes. Então, tem essa questão da perpetuação do conhecimento. A gente visa a participação, inicialmente, de estudantes dos cursos técnicos em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Mecânica, Eletrotécnica e Guia de Turismo. Temos a intenção de contar também com os alunos da Engenharia Ferroviária e Metroviária, para digitalização de desenhos técnicos da Zezé Leone e criação de alguns procedimentos”, explicou.

Já no evento, na próxima terça, os alunos do curso técnico em Guia de Turismo serão os responsáveis pelo guiamento no IF, em parceria com pessoas que trabalharam na Rede ou estudaram na Escola Profissional, que trarão a perspectiva daquela época, o que funcionava nos mesmos espaços. Caso o projeto seja concretizado, há ainda a possibilidade de eles atuarem como estagiários no trem turístico, o que lhes ofereceria uma experiência de trabalho importante e profissionalizaria o atendimento a quem utilizasse o serviço.

Inscrições abertas

Do curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários (concomitante ou subsequente ao Ensino Médio) ao técnico em Guia de Turismo (duas modalidades: integrado ao Ensino Médio e subsequente a distância), todas as formações envolvidas no projeto têm inscrições abertas no Processo Seletivo do IF Sudeste MG até 8 de outubro. Acesse www.ifsudestemg.edu.br para obter mais informações e se cadastrar.

registrado em: ,