Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Campus Santos Dumont participa do maior evento internacional de transporte ferroviário de cargas
conteúdo

Pesquisa

Campus Santos Dumont participa do maior evento internacional de transporte ferroviário de cargas

Professor Philipe Pacheco e aluno Raphael Macedo Nunes (Engenharia Ferroviária e Metroviária) acompanharam as ações da Conferência da IHHA 2023
#pratodosverem: Imagem mostra Philipe Pacheco e Raphael Macedo Nunes ao lado da logomarca da Conferência da IHHA 2023.

#pratodosverem: Imagem mostra Philipe Pacheco e Raphael Macedo Nunes ao lado da logomarca da Conferência da IHHA 2023.

O IF Sudeste MG marcou presença no maior evento internacional de transporte ferroviário de cargas. O estudante Raphael Macedo Nunes, da graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont, foi um dos discentes selecionados pela MRS Logística para participar da edição de 2023 da Conferência da IHHA (International Heavy Haul Association – Associação Internacional de Transporte Pesado), realizada esta semana no Rio de Janeiro. Doutorando em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o professor Philipe Pacheco também esteve no Rio e apresentou dois estudos desenvolvidos por docentes e estudantes do Instituto Federal.

O primeiro, do qual é autor principal, tratou do "Perfil de roda orientado para desgaste e fadiga otimizado para veículos pesados". A pesquisa está vinculada a seu doutorado na Unicamp e projeta seis perfis de roda otimizados para uma ferrovia. Os coautores do estudo, resultado de uma parceria entre Unicamp, Universidade Federal do Espírito Santo e a mineradora Vale, são Thairon Reis, Paola Ramos, Guilherme dos Santos e Auteliano dos Santos Júnior.

Philipe apresentou ainda "O efeito dos revestimentos ferroviários no movimento térmico", trabalho do qual é coautor ao lado dos professores Carlos Leal e Fernando Caneschi, da especialista ferroviária Larissa Fernandes (MRS Logística) e dos estudantes Bianca Castro e Felipe Ramon Araújo (Engenharia Ferroviária e Metroviária). O estudo está associado a uma pesquisa desenvolvida no Instituto Federal em parceria com a MRS Logística. Financiado pela Fapemig, o projeto é uma ação do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais (NDF), do qual o IF Sudeste MG é uma das instituições fundadoras.

A experiência para um engenheiro ferroviário e metroviário em formação

A experiência na Conferência da IHHA 2023 foi muito especial para Raphael Macedo Nunes. Nas palavras dele, “um sonho para qualquer ferroviário”. Engenheiro ferroviário e metroviário em formação no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, ele foi um dos três estudantes de Engenharia selecionados pela MRS Logística nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais para participar do evento com todas as despesas custeadas. Com o tema “Aplicação de inovações de transporte pesado para um mundo sustentável”, a conferência permitiu a Raphael não apenas aprofundar seus conhecimentos por meio de palestras e exposições, mas também trocar experiências com profissionais de todo o mundo e de concessionárias como a própria MRS e a Rumo Logística. Confira os depoimentos que ele compartilhou conosco sobre diferentes aspectos desta oportunidade:

"É fundamental acompanhar todas as informações compartilhadas pelas concessionárias para não perder as oportunidades. E também estar antenado, buscando participar de outras ações e enriquecendo o currículo. Foi o que me ajudou a participar do evento. Os alunos precisam se interessar por assuntos além daqueles do dia a dia do curso."

"Empresas e ferroviários do mundo inteiro estão presentes aqui no centro de convenções, participando das palestras e exposições, divulgando marcas e novos equipamentos. As empresas trazem tudo que há de inovação em tecnologias, mas também os desafios que enfrentam no dia a dia. Aqui consegui conversar diretamente com diretores e com o presidente da MRS (Guilherme Segalla de Mello). Foi uma oportunidade para compartilhar ideias sobre o universo ferroviário. Também tive a chance de falar sobre o trabalho desenvolvido pelo IF Sudeste MG na ferrovia. Tenho sempre o hábito – e a gratidão – de dizer que estudo no Instituto Federal."

"Por se tratar de um evento internacional, é essencial também destacar a importância do aprendizado do inglês. É a língua oficial do evento. Então é por meio dela que conseguimos esse contato com profissionais do mundo inteiro. Isso é muito importante para o estudante de Engenharia. Não só a leitura e a escrita, mas também a conversação. Mas vale dizer que são várias formas de tornar essa comunicação possível. Encontramos pessoas com diferentes níveis de inglês, que vêm de diversos continentes."

registrado em: ,