Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Palestra e relatos apresentam oportunidades de intercâmbio para estudantes
conteúdo

Extensão

Palestra e relatos apresentam oportunidades de intercâmbio para estudantes

Participante do Rotary International, parceiro do IF Sudeste MG para intercâmbio de alunos, mexicano Ángel Galvan (foto) agora é estudante do Campus Santos Dumont
#pratodosverem: Imagem mostra intercambista Ángel Galvan ao lado da oficial de Intercâmbio do Rotary Club de Barbacena, Daniela LaGuardia, durante evento no IF Sudeste MG

#pratodosverem: Imagem mostra intercambista Ángel Galvan ao lado da oficial de Intercâmbio do Rotary Club de Barbacena, Daniela LaGuardia, durante evento no IF Sudeste MG

Estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG conheceram na última segunda-feira (17) múltiplas possibilidades proporcionadas pela experiência de um intercâmbio. Uma palestra e apresentações de jovens do Rotary International trouxeram diferentes perspectivas sobre a oportunidade de vivenciar uma cultura estrangeira. O evento foi organizado pelo Centro de Línguas da unidade do IF, com apoio da Coordenação de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

A oficial de Intercâmbio do Rotary Club de Barbacena, Daniela LaGuardia, ministrou a palestra sobre o tema. As apresentações dos intercambistas ficaram por conta da brasileira Mariana Silveira (Barbacena), que viajará para a França, da austríaca Tina Rantasa, que estudará por um ano no Campus Barbacena do IF Sudeste MG, e do mexicano Ángel Galvan, que iniciou nesta semana as atividades no Campus Santos Dumont, sua escola até julho de 2027.

Em 2025, a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais do IF Sudeste MG formalizou uma parceria com o Rotary International, que possibilita experiências como as de Tina e Ángel nos campi da instituição. O convênio contempla todas as unidades acadêmicas do IF.

Em seu país de origem, Ángel está no 1º ano de Arquitetura na Universidad Autónoma de Ciudad Juárez. No Campus Santos Dumont, ele acompanha a turma atualmente no 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado, para diversificar suas experiências além da própria chance de viver no Brasil, aprender um idioma e vivenciar uma nova cultura.

Logo no primeiro dia no IF, Ángel compartilhou suas impressões iniciais. "Fui muito bem tratado. As pessoas são muito amáveis. Então, espero que este ano seja cheio de coisas boas para mim e que eu aprenda muito nas minhas aulas de Eletrotécnica", projeta.

Em 5 de agosto, as brasileiras Geovana Marques e Sarah Gomes também compartilharam, no Campus Santos Dumont, relatos de intercâmbio nos Estados Unidos, via Rotary International.

*Com informações de Benedito Carvalho

registrado em: ,