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Licenciatura em Matemática marca presença em evento internacional sobre Educação e Sociedade

Estudantes do Campus Santos Dumont apresentaram trabalho no evento realizado no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diadema
#ParaTodosVerem:imagem com duas fotos, na primeira os estudantes e o professor, sendo três homens e uma mulher, em uma selfie. Na segunda os estudantes posam para a foto junto com o grupo de estudos.

#ParaTodosVerem:imagem com duas fotos, na primeira os estudantes e o professor, sendo três homens e uma mulher, em uma selfie. Na segunda os estudantes posam para a foto junto com o grupo de estudos.

Entre os dias 28 de julho e 2 de agosto, os estudantes Breno Cézar da Costa, Maria Luiza Magalhães e Jefferson Lima, da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, e o professor Bruno Jürgensen participaram da 12th International Conference of Mathematics Education And Society  (12ª Conferência Internacional sobre Educação Matemática e Sociedade) - 12th MES. O evento reuniu pesquisadores do mundo todo e foi realizado em Diadema, no campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O grupo apresentou o estudo "Educação Matemática Crítica e projetos de trabalho: uma revisão sistemática de artigos publicados nos últimos 22 anos" como resultado preliminar de uma pesquisa desenvolvida no âmbito de iniciação científica no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

Breno Cézar da Costa contou que “a conferência do MES (sigla em inglês para Educação Matemática e Sociedade) é um evento que integra colaborativamente educadores matemáticos do mundo inteiro, buscando discutir temas sociais, políticos, culturais e étnicos, no contexto do ensino e aprendizagem de matemática". 

Para Maria Luiza Magalhães, a participação no evento proporcionou um olhar mais amplo à formação. “Ao participar do MES, pude ver o tamanho dessa área de pesquisa e conhecer pessoas do mundo inteiro. E saber como a Educação Matemática acontece em diferentes países que, mesmo dentro das suas particularidades, buscam algo em comum: uma Matemática menos excludente e mais acessível para todos”, afirmou ela. 

Jefferson Oliveira, por sua vez, ressaltou que a ”participação no evento 12th MES, que reúne conhecimento de vários lugares do planeta, foi uma experiência única. Poder estar em um evento desse tamanho foi incrível. As experiências obtidas me fizeram refletir sobre alguns problemas que acontecem em várias sociedades e que mudam apenas em relação às particularidades locais”.  

O professor Bruno acrescenta: “foi uma oportunidade muito interessante para os alunos de graduação participarem de um evento dessa magnitude, podendo entrar em contato com diferentes temas, muitas vezes não associados ao ensino de Matemática (como ética, questões raciais, políticas, econômicas e sociais), desenvolvidos por pesquisadores do Brasil e do mundo”. 

Iniciação científica e experiências para a vida 

Fazer parte de grupos de estudos, monitorias, projetos de pesquisa, de ensino e de extensão são experiências que enriquecem o currículo acadêmico e a vida dos estudantes. Para Breno Cézar, Jefferson e Maria Luiza, um mundo de possibilidades se abriu com a participação no projeto de iniciação científica, coordenado pelo professor Bruno, e com a participação no evento.

Maria Luiza Magalhães contou que, ao começar o curso de Licenciatura em Matemática, ouviu muitos questionamentos sobre como iria conciliar a prática profissional com assuntos sociais que sempre fizeram parte da vida dela. “Eu sabia que isso aconteceria, mas ainda não sabia bem explicar como eu ia conectar essas duas versões”, disse. 

E foi por meio da participação em projetos de pesquisa, em especial na área de Educação Matemática Crítica, que ela foi juntando os pontos: “eu fui aprendendo que essa conexão entre matemática e a sociedade não só existe, como é extremamente necessária quando falamos sobre a formação de professores e também sobre a importância de um ensino de Matemática que estimule o pensamento crítico e participe da formação do aluno para além dos concursos e vestibulares” afirmou a graduanda.

E ela destaca ainda que, individualmente, participar da conferência foi uma experiência única. “Pude escutar professoras negras de diferentes países da América Latina falando sobre os recortes raciais e de gênero dentro da Matemática desde a escola básica até o ensino superior. Pude me ver naqueles relatos e também me inspirar como uma educadora matemática negra em formação”, ressaltou Maria Luiza.

Para Jefferson, participar da iniciação científica permite ver a formação como professor e pesquisador. “Além do aprendizado sobre como ser um professor-pesquisador, um fator importante para mim foi a equipe ser atenciosa, sempre um auxiliando ao outro. Com isso só tenho a agradecer as oportunidades que tive ao escolher participar do projeto”, concluiu o graduando.

Breno ponderou que “a experiência de poder apresentar e discutir com outros pesquisadores, que têm a mesma área de pesquisa, mas que se ramificaram em diversos caminhos, expande os horizontes do projeto em que estamos atualmente e da própria prática profissional enquanto educadores matemáticos”. Tudo isso, de acordo com o estudante, “proporciona um ambiente diverso e plural, rico para encontrarmos trabalhos e experiências com que normalmente não teríamos contato durante as aulas.”

Breno ainda fez uma reflexão importante ao contar que este projeto é um dos primeiros de que ele participa no Campus Santos Dumont: “antes, eu não participava por não perceber a importância ou relevância deles, mas, hoje, percebo que são importantes para o desenvolvimento não exclusivamente profissional, mas pessoal também”.

O professor Bruno destacou que, caso os estudantes desejem prosseguir com a carreira acadêmica, eles “deram um grande passo nessa direção, agregando em sua formação e levando o nome de nosso Instituto para outros lugares (daí a importância de editais que apoiem a pesquisa)”, afirmou. 

Confira o trabalho em:

Revista Prometeica - Revista de Filosofía e Ciencias, da UNIFESP, acesso pelo link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/15368/10992

Edição com os trabalhos do 12th MES, acesso pelo link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/issue/view/875

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