Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Minha Casa, Sua Casa: conheça a proposta do IF Sudeste MG que apoia a implantação de hospedagem familiar em Conceição do Formoso
conteúdo

Extensão

Minha Casa, Sua Casa: conheça a proposta do IF Sudeste MG que apoia a implantação de hospedagem familiar em Conceição do Formoso

Projeto do Campus Santos Dumont, do programa IF Mais Empreendedor Nacional, prestou consultoria para hospedagem familiar no distrito, desde o treinamento de empreendedores até o desenvolvimento de um site para divulgação de atrativos e opções, lançado nesta terça-feira
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra coordenadora do projeto, professora Izabel Rodrigues, durante apresentação no Seminário de Turismo de Conceição do Formoso. Izabel está em pé, usando máscara, e de frente para pessoas sentadas. Na imagem, à direita, há um banner da Associação Turismo é Bom e dá Trabalho. Atrás de Izabel, há uma tela com slides projetados para a apresentação.

#pratodosverem: Imagem mostra coordenadora do projeto, professora Izabel Rodrigues, durante apresentação no Seminário de Turismo de Conceição do Formoso. Izabel está em pé, usando máscara, e de frente para pessoas sentadas. Na imagem, à direita, há um banner da Associação Turismo é Bom e dá Trabalho. Atrás de Izabel, há uma tela com slides projetados para a apresentação.

A relação entre o Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e Conceição do Formoso vem de longa data. Desde 2017, por meio de diversos projetos de extensão, a instituição promove diálogo, capacitação e motivação para ajudar a impulsionar e profissionalizar o Turismo de Base Comunitária no distrito de Santos Dumont, localizado a pouco mais de 30 quilômetros do Centro da cidade. Neste ano, o trabalho do Instituto Federal foi voltado sobretudo à estruturação da hospedagem para quem quiser viver uma experiência completa como turista. Formoso oferece ao visitante tanto atrativos naturais, como as belas cachoeiras, quanto culturais e gastronômicos, representados, por exemplo, pela riqueza de seu artesanato, seus eventos e produtos locais.

O IF e seu curso técnico em Guia de Turismo participam, assim, de um movimento transformador, capaz de potencializar esses atrativos. “Turismo é Bom e dá Trabalho”, nome da Associação de Turismo de Conceição do Formoso, criada em 2019, e também do primeiro projeto de extensão do IF Sudeste MG que beneficiou diretamente a comunidade, é a frase que simboliza essa trajetória. Realizado nesta terça-feira (30 de novembro), o evento “Conceição do Formoso: um novo destino turístico” reservou um momento de sua programação, com o Seminário de Turismo, para a apresentação das ações realizadas pelo IF em 2021.

IF Mais Empreendedor Nacional

Por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (Nittec), o IF Sudeste MG aderiu em 2021 ao programa IF Mais Empreendedor Nacional, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Esta proposta possibilitou à unidade do Instituto Federal criar mais um projeto dedicado a Formoso, o “Minha Casa, Sua Casa”, apoiando empreendimentos impactados negativamente pela pandemia da Covid-19. 

Ao longo de um semestre, foram quatro etapas voltadas a capacitação e consultoria para implantação de hospedagem familiar, tudo no projeto liderado pela professora Izabel Rodrigues, coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo do Campus Santos Dumont do IF: o levantamento das necessidades dos empreendedores locais; o compartilhamento de experiências exitosas; o plano operacional e o treinamento para hospedagem; o plano de marketing para criar os anúncios de hospedagem.

“O projeto realizou por cinco meses reuniões semanais com os empreendedores para motivação, treinamento e estruturação de hospedagem na comunidade. Foram habilitados um anúncio de camping, dois de hospedagem domiciliar e ainda um está em andamento para casa de aluguel”, relatou a professora Izabel, destacando as opções que os turistas passam a ter quando planejam uma visita a Conceição do Formoso. Veja os anúncios já disponibilizados e construídos a partir da capacitação oferecida pelo projeto: 

Camping Recanto Formoso

Minha Casa, Sua Casa

Hospedagem da Gicele

“Ao longo do projeto foram promovidas palestras e lives com outros empreendedores que hospedam pelo Airbnb (empresa que opera mercado on-line para hospedagem em casas de família) e oferecem áreas de camping em diferentes regiões do Brasil, como Tiradentes (MG), Aiuruoca (MG) e cidades do Rio Grande do Sul, além de palestras sobre decoração com a Cristina Rossi (artista de Santos Dumont). O projeto abordou desde as funções de reserva e estruturação do espaço físico até os aspectos das finanças e de hospitalidade”, concluiu a coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo. 

"Um sentimento muito transformador"

#pratodosverem: Imagem mostra paisagem com árvores e casas em Conceição do Formoso.Em entrevista sobre o curso técnico em Guia de Turismo concedida à Assessoria de Comunicação do Campus Santos Dumont, a aluna bolsista Ana Clara Freitas, da modalidade integrado ao Ensino Médio, destacou a importância do projeto para a comunidade e para sua própria formação, aqui entendida como um processo que vai bem além do aspecto técnico. 

“É um sentimento muito transformador. Podemos participar de tantos projetos bonitos, que isso acaba mudando a gente. No caso do projeto 'Minha Casa, Sua Casa', por exemplo, o que realmente nos paga é saber que a gente pode ajudar as pessoas de algum jeito. Vemos que o que estamos fazendo é o suficiente”, comentou a estudante, que faz parte de uma equipe que, além de atuar diretamente na capacitação dos empreendedores, construiu o site lançado na tarde de terça, durante o evento. 

Em www.conceicaodoformoso.com.br, o visitante pode conhecer muito sobre Conceição do Formoso e seus atrativos naturais, culturais e gastronômicos, além de consultar as condições para três opções de hospedagem já estruturadas no projeto “Minha Casa, Sua Casa”. Em outro grande projeto em Formoso este ano, o Sebrae e a Hy Brazil atuaram no levantamento dos atrativos turísticos de Formoso, registrando e roteirizando esses caminhos, detalhados no site.

Além de Ana Clara, são bolsistas do "Minha Casa, Sua Casa" as também alunas do curso técnico em Guia de Turismo: Karina Oliveira, Laís Santana, Rosania Juscelina, Vívian Chagas e Gicele Brittes, uma das principais referências da comunidade de Formoso, atual aluna do curso técnico em Guia de Turismo EAD e desde 2017 parceira do IF nas ações envolvendo a promoção do Turismo no distrito. Antes de Izabel, a professora Geísa Soares e a servidora técnico-administrativa Iara Nascimento coordenaram as iniciativas de extensão promovidas pelo IF Sudeste MG.

Foto 1: Izabel Rodrigues (arquivo pessoal); Foto 2: Leonardo Jardel (registro em Formoso durante outra ação realizada pelo IF).

registrado em: , ,