Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Educação musical, valorização da vida e da diversidade são temas abordados no projeto de Extensão Fanif "Falcões"

A Banda de Tambores e Instrumentos Melódicos Sênior tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos jovens sandumonenses a partir da música

A Fanif "Falcões" é uma Banda de Tambores e Instrumentos Melódicos Sênior que tem como público-alvo estudantes e servidores do Campus Santos Dumont e crianças e adolescentes do município. O coordenador do projeto de extensão, servidor Leonardo Jardel da Silva, destaca que a ação tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento dos jovens sandumonenses, "atendendo um público muito diverso e oferendo um suporte a partir da música".

Para tanto, a atividade é realizada em parceria com escolas municipais e estaduais de Santos Dumont, contando ainda com o auxílio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate as Drogas. "As escolas e instituições parcerias nos ajudam a alcançar a população e nos permitem entrar no universo desses jovens. A presença do projeto oferece um incentivo a mais para que os alunos estejam no ambiente escolar", comenta Leonardo Jardel. E os nossos parceiros "veem o Instituto Federal como aliado, como uma instituição que podem confiar, que está sempre buscando novas formas de atender a comunidade e conseguir um objetivo comum", acrescenta.

Nessa perspectiva, o colaborador externo do projeto e regente da Banda, Paulo Henrique de Oliveira, que também é responsável pelo projeto "Música e cidadania Falcões" da Sociedade Musical Nossa Senhora Aparecida, pontua que  parceria com Campus Santos Dumont vem no intuito de levar música para escolas, oferecendo aos estudantes outras perspectivas de vida. "A Banda alcança pessoas de áreas de risco, em vulnerabilidade social, pessoas pardas, pretas, LGBTQIA+; estudantes da APAE",  destaca Paulo Henrique. Ele ainda ressalta que "a importância para comunidade é essa inclusão, não só levar a música. Porque a música mostra simplesmente o seguinte: DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI, são diferentes, mas unidas nos dão as mais belas composições".

Por isso, o trabalho realizado pela Banda busca oferecer aos participantes o desenvolvimento de habilidades musicais e pessoais, visando a formação humana, fortalecendo o trabalho em grupo, o reconhecimento dos talentos, o reconhecimento e respeito a diversidade, a valorização da vida e o sentimento de pertencimento. "Eles (participantes) se sentem pertencentes a algo, criando um vínculo muito grande com o projeto. Traz para eles a valorização do próprio talento, do esforço e empenho dedicados ao projeto e isso se reflete na vida", destaca Leonardo Jardel.

Outro viés da Banda são as apresentações em eventos da cidade e as competições. A Fanif "Falcões" participa de várias campeonatos ao longo do ano na categoria de Banda de Tambores com Instrumentos Melódicos Sênior, tendo como objetivo o desenvolvimento do trabalho em grupo. Mas vai além, pois aprimora o entendimento e a prática musical dos participantes, além de ser uma oportunidade de conhecer pessoas e culturas diferentes. E este ano (2022) o grupo sagrou-se campeão em várias competições.

Hoje o projeto tem parceria com as escolas municipais e estaduais: João Gomes Velho, Governador Bias Fortes, Doutor Vieira Braga, Cornélia Ferreira Ladeira, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate as Drogas e com o "Música e cidadania Falcões" da Sociedade Musical Nossa Senhora Aparecida. E está registrado no Edital  PROEX 05/2022 - Apoio a projetos Extensionistas de Esporte e Cultura, do IF Sudeste MG.

registrado em: ,