Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Parceria entre Campus Santos Dumont e pesquisadores de UFRJ e UERJ terá lives e oficinas sobre Ciência e Tecnologia

Destaque

Conduzido por doutorandos e mestrandos das universidades fluminenses, projeto "Bora fazer Ciência" trará à unidade do IF Sudeste MG uma série de atividades educativas sobre o fazer científico
#pratodosverem: Imagem mostra divulgação geral do projeto "Bora Fazer Ciência no Campus", parceria entre o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG e a iniciativa "Bora Fazer Ciência"

"Bora fazer Ciência no Campus"? Este ciclo de lives e oficinas oferecerá à comunidade acadêmica da unidade de Santos Dumont do IF Sudeste MG a oportunidade de mergulhar no universo científico de forma educativa e lúdica, tanto para descobrir onde estão nossas possibilidades práticas de fazer Ciência como para entender melhor o que acontece no mundo. A proposta é resultado de uma parceria entre a Direção de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Deppi) do Campus Santos Dumont e o projeto "Bora fazer Ciência", conduzido por alunos de Doutorado e Mestrado das Universidades Federal (UFRJ) e Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Estão previstas, para o período de outubro a dezembro deste ano, quatro lives, que serão transmitidas pelo canal do "Bora fazer Ciência" no YouTube, e três oficinas, cada uma delas ministradas em três dias, em salas virtuais do Google Meet. Enquanto as transmissões ao vivo no YouTube serão abertas a todos os públicos, as oficinas terão períodos de inscrições específicos e vagas destinadas a estudantes e servidores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG (datas e acesso aos formulários de cadastro serão divulgados posteriormente).

A programação de atividades prevê, até 11 de novembro, a realização de quatro lives, passando pelo dialogo da Ciência com os eixos de Saúde, Divulgação Científica, Profissões e Política. As oficinas, por suas vez, serão ministradas em três semanas consecutivas, sempre de terça a quinta-feira, no intervalo de 16 de novembro a 2 de dezembro, com os seguintes temas: Redes sociais profissionais e científicas, Análise do ciclo da vida e Indústria 4.0.

A programação completa está disponível aqui

As ações do projeto conduzido pelos pesquisadores das universidades fluminenses sempre buscam trabalhar temáticas relacionadas à Ciência de forma a envolver estudantes nos âmbitos teórico e prático por meio da experiência de jovens adultos que fazem Ciência em áreas diversas. São eles: Daniel Tinôco Campos Neto, Neanderson Galvão, Julianna Carneiro Ronzé Pedreira, Débora Micheline Vaz de Miranda, Tamires de Souza Alves da Silva, Many Ribeiro Santos Gomes, Giovanna Carneiro Ronzé Pedreira e Luelen da Silva Barbosa.

No IF Sudeste MG, o "Bora fazer Ciência no Campus" proporcionará momentos de construção e desenvolvimento humano voltados às práticas profissionais ligadas a Ciência e Tecnologia. De acordo com a coordenadora de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Santos Dumont, Iara Nascimento, um dos objetivos da iniciativa, também coordenada por ela, é oferecer aos alunos uma oportunidade de contato com formas variadas de fazer Ciência, ampliando seu repertório em relação às práticas científicas e tecnológicas.

registrado em: ,