Geral
Pesquisa de doutorado de professor do IF Sudeste MG é apresentada em congresso internacional nos Estados Unidos
O professor Philipe Pacheco, do IF Sudeste MG, desenvolveu em seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) uma pesquisa sobre a gestão eficiente de energia em composições ferroviárias, tema muito frequente nos cursos deste segmento no Campus Santos Dumont. Um dos artigos originários de sua tese, intitulado "Impacto dos perfis de desgaste das rodas na dissipação de energia", foi apresentado no Congresso e Exposição Internacional de Engenharia Mecânica (Imece 2025), realizado neste mês em Memphis (Tennessee), nos Estados Unidos.
O trabalho foi apresentado pelo orientador de Philipe no doutorado, o professor Auteliano Antunes Santos Júnior (Unicamp). O estudo analisa diversos dados de dissipação de energia nas composições ferroviárias com cinco diferentes perfis de rodas. Assim, a pesquisa amplia a compreensão sobre a relação entre esses perfis e a dinâmica de trens de carga pesada. As informações podem otimizar as práticas de manutenção e as estratégias de projeto de rodas, com efeitos positivos para a eficiência e a segurança no transporte ferroviário.
No IF Sudeste MG, Philipe atua na graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária e no curso técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários.




