Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Primeiro TCC da Engenharia Ferroviária e Metroviária avalia proposta para recuperação energética em trens de carga

Pesquisa

Aprovado pela banca examinadora, concluinte Ronny Rodrigues Moreira Júnior é o primeiro estudante a concluir o curso de graduação no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG
#pratodosverem: Imagem mostra frame do TCC apresentado pelo estudante via Google Meet, detalhando sistema de armazenadores de energia.

O primeiro Trabalho de Conclusão de Curso da Engenharia Ferroviária e Metroviária do Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) foi capaz de associar três aspectos considerados centrais para o desenvolvimento do setor: economia, eficiência e sustentabilidade. Ronny Rodrigues Moreira Júnior defendeu com sucesso na última segunda-feira (26 de fevereiro) sua pesquisa “Análise Técnica da Utilização de Baterias e Supercapacitores para a Recuperação de Energia na Frenagem Regenerativa em Trens de Carga”.

Orientado pelo professor Gustavo Rosseti, Ronny descreveu uma metodologia para avaliar a viabilidade técnica da utilização de baterias e supercapacitores como dispositivos para o reaproveitamento de energia em trens de carga. A proposta é reduzir o consumo de combustível (óleo diesel) e, por consequência, a emissão de dióxido de carbono (CO2) no meio ambiente.

Na simulação realizada no trabalho por meio de modelagem matemática, a energia gerada a partir da frenagem é armazenada em cada um dos dispositivos (bancos de baterias e de supercapacitores), que possuem características específicas, ou em ambos ao mesmo tempo. Em todos os cenários, os resultados obtidos foram positivos.

"Tentei buscar uma abordagem que associasse um tema em evidência com algo inovador no contexto ferroviário. A frenagem regenerativa é de alta relevância quando falamos em eficiência energética e já é amplamente aplicada no setor automotivo, por exemplo. No âmbito ferroviário, ainda há poucos trabalhos acadêmicos nessa área. Então o estudo simula a implementação da tecnologia no transporte ferroviário de cargas, com resultados expressivos na redução do consumo de combustível e da emissão do CO₂", explica o agora engenheiro ferroviário e metroviário Ronny Rodrigues Moreira Júnior.

A banca examinadora contou com os professores Ana Paula Lima e Carlos Artur Leal.

registrado em: ,