Pesquisa
Professor do IF Sudeste MG apresenta trabalho na 1ª Conferência Brasileira de Robótica
Em função da evolução tecnológica e de sua presença crescente na indústria, a Robótica é um ramo multidisciplinar cada vez mais importante também na Educação. Nesse contexto, foi promovida de 28 a 30 de abril deste ano a 1ª Conferência Brasileira de Robótica. Sediado pela Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o evento recebeu pesquisadores de diversas instituições. Um deles foi o professor Luciano Gonçalves, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, que em 30/4 apresentou um trabalho sobre navegação de robôs, desenvolvido em parceria com o professor Alexandre Brandão* (UFV).
Também doutorando pela Universidade Federal de Viçosa, o professor Luciano detalhou a importância de um mapeamento preciso para garantir que robôs móveis autônomos, hoje muito presentes em ambientes residenciais, comerciais, industriais e logísticos, tenham sua rota otimizada, com a detecção de obstáculos e o planejamento do caminho que ele deve percorrer. O artigo mostra um sistema integrado, que combina diversos recursos e foi testado em um ambiente simulado no laboratório do Núcleo de Especialização em Robótica (NERo) no campus da UFV.
A 1ª Conferência Brasileira de Robótica foi organizada pelo Departamento de Ciência da Computação e a Escola de Engenharia da UFMG, em parceria com a Sociedade Brasileira de Robótica (SBRobotica).
O curso técnico em Automação Industrial do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, um dos que abrem inscrições no Processo Seletivo já nesta sexta-feira (9 de maio), tem a Robótica como uma de suas disciplinas e áreas de estudo. Para ler os editais da seleção, acesse www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo.
*Orientador de Luciano no doutorado.