Pesquisa
Professor e estudante têm artigo publicado no Boletim de Educação Matemática
O estudante Breno Cézar da Costa e o professor Bruno Damien Jürgensen, da Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, tiveram um artigo publicado no volume 39 do Boletim de Educação Matemática (Bolema). Trata-se de um dos mais importantes periódicos do segmento (categorizado como qualis A1 na classificação da Capes). A pesquisa é intitulada O trabalho com projetos em contextos de Educação Matemática Crítica e a leitura e escrita do mundo com a matemática: percepções de estudantes do ensino médio de uma rede federal de ensino.
A partir de princípios da Educação Matemática Crítica (EMC), os autores propuseram a uma turma de 3° ano de curso técnico integrado uma atividade de Estatística que associava elementos técnicos, do próprio ensino de Matemática, às dimensões socioeconômica e política do problema social estudado (alagamentos em períodos de chuva intensa na região onde os estudantes residem).
O método ofereceu à turma novas possibilidades de compreensão do conteúdo. Assim, de maneira geral, os autores encontraram indícios de que a proposta contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem a partir de uma abordagem crítica e uma reflexão mais ampla sobre fatos não matemáticos e, nesse caso específico, próximos de seu cotidiano.