Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Professora voluntária em impressão 3D entrega primeiros protetores faciais em Santos Dumont

Destaque

Unidade Básica de Saúde do Boa Vista, próxima ao campus do IF Sudeste MG, recebeu dez equipamentos de proteção individual
#pratodosverem: Imagem mostra seis funcionários da Unidade Básica de Saúde do Boa Vista e, à direita, a professora Lívia Ávila

O trabalho voluntário da professora Lívia Ávila, que produz em impressoras 3D protetores faciais para profissionais de Saúde utilizarem durante a pandemia do novo coronavírus, já muda a realidade de um grupo de pessoas em Santos Dumont. A Unidade Básica de Saúde do Boa Vista, próxima ao campus do IF Sudeste MG, foi a primeira a receber o equipamento. Na tarde desta segunda-feira (30 de março), a professora do Instituto Federal entregou à UBS dez protetores, que serão utilizados por todos os funcionários.

"Estamos na porta de entrada, e as pessoas às vezes entram sem tomar os cuidados (de distanciamento), vêm falando diretamente conosco. Então, o primeiro aspecto é a segurança. Outro ponto ainda muito mais importante é que as pessoas passaram a conhecer nosso trabalho e dar valor a ele. Estamos muito gratos. Outro dia o Igor (Oliveira, técnico em Laboratório do Campus Santos Dumont) esteve aqui e nos disponibilizou máscaras. É uma sensação muito grande de reconhecimento, de perceber que ainda há pessoas que se preocupam com a gente", explicou, emocionada, a enfermeira Rosângela Ferreira da Silva.

Lívia é uma das voluntárias do Projeto Hígia (conheça e contribua aqui), iniciativa da Women in 3D Printing Brazil, braço nacional de uma organização global que reúne pesquisadoras em impressão 3D. Os protetores faciais, que visam a minimizar uma carência de equipamentos de proteção individual no setor de Saúde, contam com uma haste, produzida em impressora 3D, um fio elástico e uma folha de acetato, que é a parte que cobre o rosto. Preferencialmente associados às máscaras, oferecem mais segurança aos profissionais em seu cotidiano de trabalho, minimizando, sobretudo, as chances de eles serem infectados pelo novo coronavírus caso tenham contato direto com um paciente com Covid-19. Saiba mais sobre o trabalho da professora aqui.

A produção continuará nos próximos dias e semanas. A expectativa de Lívia é entregar cerca de 20 protetores faciais à Secretaria de Saúde de Santos Dumont já nesta terça. A definição de onde eles serão utilizados ficará a cargo do órgão municipal. A docente prefere não estabelecer um número total de impressões, mas é certo que, em função de todas as condições envolvidas (acesso a material e, especialmente, limitação de produção, já que impressoras 3D não são exatamente ideais para larga escala), ela não poderá atender, sozinha, a uma grande parcela da demanda do município, de 500 protetores faciais.

Nos últimos dias, a professora do Campus Santos Dumont ganhou o apoio de três pessoas na montagem do equipamento: a estudante de Engenharia Ferroviária e Metroviária Bianca Castro, sua irmã (e ex-aluna do curso técnico em Mecânica do IF) Karine Castro e a mãe delas, Cláudia Castro, que ampliam essa corrente de solidariedade.

Doação de máscaras

Quando citou a visita do técnico de Laboratório Igor Oliveira, a enfermeira Rosângela Ferreira se referia a outra doação do IF Sudeste MG à UBS do Boa Vista: na segunda-feira passada (23 de março), a Comissão Interna de Avaliação e Prevenção do Risco de Acidentes de Trabalho (Ciaprat) disponibilizou aos profissionais 500 máscaras hospitalares e dez máscaras N95, também para uso no atendimento ao público durante a pandemia do novo coronavírus. A 63ª Companhia de Política Militar de Santos Dumont recebeu outras 510 máscaras da Ciaprat.