Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Professores e estudante do IF Sudeste MG representam Santos Dumont em congresso nacional

Pesquisa

Grupo compareceu ao IX Congresso Nacional de Educação (Conedu), em João Pessoa (PB)
#pratodosverem: Imagem mostra Valquíria Carvalho, Gabriel Luís da Conceição e Sandro Baldo em lançamento do livro  “Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação” durante o IX Conedu.

#pratodosverem: Imagem mostra Valquíria Carvalho, Gabriel Luís da Conceição e Sandro Baldo em lançamento do livro “Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação” durante o IX Conedu.

Os professores do IF Sudeste MG Gabriel Luís da Conceição e Sandro Baldo e a estudante Valquíria Carvalho, da Licenciatura em Matemática, representaram Santos Dumont na nona edição do Congresso Nacional de Educação (Conedu). O evento foi realizado em João Pessoa (PB) de 12 a 14 de outubro.

O grupo participou de apresentações de trabalhos e lançamento de livro durante o congresso, cujo tema foi “Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade”.

Valquíria, que também é egressa da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do IF Sudeste MG, é coautora de dois dos trabalhos apresentados no IX Conedu:

• Salas multisseriadas na Educação Rural: uma metassíntese qualitativa dos desafios e possibilidades (coautores: professores Gabriel Conceição e Márcio Delgado);
  • Práticas de ensino de Estatística: uma proposta para análise gráfica de dados estatísticos com o Gapminder (coautor: professor José Ronaldo Araújo).

Os professores Gabriel e Sandro são os autores de um dos capítulos aprovados para o e-book do IX Conedu. O conteúdo trata da gamificação, recurso que traz ao contexto educacional técnicas e dinâmicas de jogos para oferecer uma série de contribuições ao processo de ensino-aprendizagem. O título do capítulo é Gamificação: olhares e impactos nos índices de reprovação e evasão escolar.

Lançamento de livro

Durante o evento, o professor Gabriel também lançou seu livro “Geometria Riemanniana: interdisciplinaridade em ação” (Editora Appris). A proposta descrita na obra articula Matemática e Geografia de forma interdisciplinar para o ensino de Geometria na educação básica.

Em depoimento à reportagem do Portal 14B, de Santos Dumont, Gabriel valorizou a oportunidade de participação no IX Conedu: "Foi uma excelente experiência, rica em contatos, troca de saberes e possibilidades de parcerias para nossas atividades no IF Sudeste MG. Com a participação de professores e pesquisadores de diversas partes do país, além de convidados internacionais, pudemos divulgar o nosso trabalho."

registrado em: ,