Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Projeto do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de MG seleciona bolsistas da Engenharia
conteúdo

Pesquisa

Projeto do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de MG seleciona bolsistas da Engenharia

Novo núcleo, formalizado por meio de parceria entre Governo de Minas, UFV, UFSJ e IF Sudeste MG, já terá projeto de pesquisa no Campus Santos Dumont; serão selecionados dois bolsistas da Engenharia Ferroviária e Metroviária

O novo Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário de Minas Gerais, formalizado em 27 de dezembro por meio da assinatura de um convênio que envolveu as Universidades Federais de Viçosa e São João del-Rei (UFV e UFSJ), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) e o Governo do Estado, já terá uma proposta de pesquisa realizada no Campus Santos Dumont. A coordenação do projeto "Influência da aplicação de revestimentos na movimentação térmica em trilhos ferroviários", aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), seleciona dois bolsistas. Para participar, é necessário ser aluno(a) da Engenharia Ferroviária e Metroviária do IF Sudeste MG e ter concluído os dois primeiros períodos da formação.

As inscrições podem ser feitas até 7 de fevereiro, por meio do link cutt.ly/trilhosferroviarios

A jornada dos bolsistas será de 20 horas semanais, e eles terão direito a uma remuneração mensal de R$600,00. A seleção terá duas etapas: análise do currículo Lattes, que deverá ser compartilhado no ato de inscrição, e uma entrevista. O projeto terá duração de dois anos, com início previsto para 1º de março. A proposta é coordenada pelo professor Carlos Artur Leal.

Sobre o projeto

Qualquer tipo de material, se submetido a variação de temperatura, está sujeito a movimentação térmica (dilatação quando aquecido ou contração quando resfriado). Flambagem de trilhos ferroviários, fadiga, danos permanentes na via e acidentes (como descarrilamento ou tombamento de vagões) estão entre os desdobramentos direta ou indiretamente causados pela movimentação térmica. O projeto buscará entender, a partir de coleta de dados ao longo das quatro estações do ano, o impacto que pode ter a aplicação de revestimentos nos trilhos ferroviários sobre esse fenômeno. Trata-se, portanto, de uma iniciativa que envolve qualidade e segurança do sistema.

registrado em: ,