Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Protótipo de sistema eletromecânico desenvolvido por projeto do Campus Santos Dumont é tema de artigo em revista científica

Pesquisa

#pratodosverem: Imagem mostra protótipo de sistema eletromecânico desenvolvido por projeto do Campus Santos Dumont.

No contexto da pandemia da Covid-19, professores e estudantes do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG aceitaram o desafio de desenvolver um protótipo de sistema eletromecânico para automatizar reanimadores manuais utilizados no atendimento a pacientes com dificuldades respiratórias. O trabalho virou tema de artigo publicado este mês pela revista científica multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ele está disponível no link https://www.nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/dificuldades-respiratorias

Com a participação dos professores Luciano Gonçalves* (coordenador), Luciano Biazutti e José Henrique Chaves, dos alunos bolsistas Larissa Duarte*, Jonathan Trovato* e João Vitor Martins* e da técnica em Enfermagem Elaine Belchior* (colaboradora externa), o projeto, ao desenvolver o protótipo deste sistema de automatização, confirmou sua viabilidade. A partir dos ensaios pré-clínicos, a banca de avaliadores concluiu que o suporte ventilatório fornecido pelo equipamento automatizado é satisfatório. Os ajustes que foram propostos para a estrutura do sistema têm a finalidade de reduzir seu peso e melhorar sua portabilidade.

Conforme relata o artigo, empresas que cumpram as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e queiram desenvolver o sistema a partir do projeto do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG podem firmar parceria com a instituição. Os equipamentos, naturalmente, seriam destinados a hospitais e unidades de atendimento emergencial da região.

*Autores do artigo.

registrado em: ,