Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Licenciatura em Matemática terá bolsas de Pibid e Residência Pedagógica

Licenciatura em Matemática terá bolsas de Pibid e Residência Pedagógica

Resultados preliminares divulgados pela Capes indicam que 24 estudantes do curso do Campus Santos Dumont terão direito a bolsa do Pibid; outros oito, da Residência Pedagógica
#pratodosverem: Imagem mostra alunos da Licenciatura em Matemática apresentando jogos didáticos a convidados durante I Semana da Matemática do Campus Santos Dumont

Atualização em 7 de julho: Esclarecimento: número de bolsas do Pibid para a Licenciatura em Matemática

Cursos de licenciatura contam com uma especificidade interessante: habitualmente, os professores em formação têm diversas oportunidades de atuação profissional ainda durante a graduação. Duas dessas chances são iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): a Residência Pedagógica e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nesta quarta-feira (29), a Capes divulgou os resultados preliminares das seleções de projetos para os dois programas. A Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont será atendida por ambos, com o total previsto de 32 bolsas.

Clique aqui para conferir os resultados preliminares. Os definitivos serão disponibilizados após o prazo para recursos, em 19 de maio. Para a Residência Pedagógica, inscreveram subprojeto, em parceria, os campi Santos Dumont (Licenciatura em Matemática) e Juiz de Fora (Licenciatura em Física). Entre os 250 projetos aprovados, o do IF Sudeste MG (que inclui licenciaturas de outras unidades) ficou na 40ª colocação preliminar. A previsão é de que a Licenciatura em Matemática do Campus Santos Dumont tenha direito a oito bolsas de R$400,00 por mês neste programa.

A Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e, de acordo com a Capes, tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica. Portanto, no caso da Licenciatura em Matemática, o programa valerá para quem já estiver pelo menos no quinto período. Será a primeira vez que o curso conta com a Residência Pedagógica, admitindo que o resultado preliminar seja mantido.

Para o Pibid, caso o resultado preliminar seja preservado, o subprojeto do Campus Santos Dumont ficará com 24 bolsas, também no valor de R$400,00 mensais. O projeto geral do IF Sudeste MG, incluindo outras licenciaturas de diversas unidades, ficou na 45ª colocação entre os 250 selecionados, de universidades, faculdades e institutos de todo o país. Este programa é dedicado a quem está na metade inicial do curso e já fez parte da rotina de dezenas de alunos da Licenciatura em Matemática no IF Sudeste MG. Eles atuaram no Colégio Municipal São José e na Escola Estadual Padre Antônio Vieira, em Santos Dumont. O grupo trabalhou com estudantes do Ensino Fundamental e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Estudante do quarto período da Licenciatura, Alessandra Ayres participou do Pibid e desenvolveu diversas atividades com turmas de educação básica, como jogos didáticos. Em entrevista ao site do Campus Santos Dumont durante a II Semana da Matemática, ela revelou que essas ações efetivamente proporcionavam bons resultados, tanto para os alunos do Ensino Fundamental quanto para os futuros professores formados pelo IF, pela experiência adquirida.

“Todos os bolsistas do Pibid ajudaram na criação dos jogos (os especificamente desenvolvidos para o programa). O ludo, por exemplo, foi adaptado a todas as turmas. Cada atividade foi adaptada em função da matéria que cada grupo está estudando, com perguntas específicas. Tem também um jogo para trabalhar as quatro operações básicas. A gente havia percebido a dificuldade dos alunos das escolas nesse aspecto. Com o jogo, eles passaram a entender e raciocinar melhor na divisão e na multiplicação”, afirmou Alessandra.

A participação na Residência Pedagógica e no Pibid poderá durar até 18 meses. As seleções no IF Sudeste MG, considerando que o resultado provisório não seja alterado, terão editais próprios.