Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica publica artigo de professor do Campus Santos Dumont
conteúdo

Pesquisa

Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica publica artigo de professor do Campus Santos Dumont

Estudo sobre formação continuada de professores foi motivado pela ideia em torno da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea, oferecida pelo IF Sudeste MG em Santos Dumont
publicado: 22/02/2021 14h25, última modificação: 22/02/2021 14h45
#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero de Oliveira durante o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG em 2019

#pratodosverem: Imagem mostra professor Tiago Fávero de Oliveira durante o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG em 2019

A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica publicou o artigo "Educar os educadores: trabalho, educação e práxis no contexto dos Institutos Federais", de autoria do professor Tiago Fávero, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O estudo foi motivado pela ideia que levou à criação da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea da unidade, que já tem uma turma concluinte e voltará a abrir vagas ainda em 2021.

Você pode ler o artigo aqui

Assim, o texto defende que, ao mesmo tempo em que os professores são agentes de transformação da sociedade, devem também ser transformados a partir do momento em que interagem com um mundo repleto de contradições, desafios e possibilidades. Por isso, é importante que estejam aptos a fazer parte de uma formação que, para seus alunos, vá muito além de uma educação mecanizada e tecnicista e seja coerente com o contexto em que vivem.

"Se a realidade contemporânea é marcada por transformações em suas várias dimensões", escreve o professor Tiago Fávero na conclusão do artigo, "a escola e os professores precisam estar aptos a dialogar com esta realidade".

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, Tiago é doutorando do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). O docente, das áreas de Filosofia e Sociologia, também foi o presidente da comissão que elaborou o projeto da pós-graduação em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea do Campus Santos Dumont, atualmente coordenada pela professora Patrícia Morais.

registrado em: ,