Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Revista de Ensino de Ciências e Matemática publica artigo de professor do Campus Santos Dumont

Pesquisa

Estudo do professor Gabriel Conceição, que trata do ensino de Geometria, está disponível na Revista Acta Scientiae (conceito A1 na Capes – 2019)
Imagem mostra professor Gabriel Conceição em pé. À direita, aparece um banner do 4º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, realizado na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) em 2018. Foto: Gabriel Conceição (arquivo pessoal).

A Revista Acta Scientiae (Editora da Ulbra), avaliada com o conceito A1 pela Capes, publicou em sua primeira edição de 2022 o artigo “Que Geometria ‘para’ ensinar? Apropriações de Experts em missão de estudos pedagógicos na Europa, final do século XIX”, de autoria do professor Gabriel Luís da Conceição, do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Mestre em Educação Matemática e doutor em Ciências, Gabriel analisa no artigo as sistematizações utilizadas na formação de professores no fim do século XIX, no Rio de Janeiro, viabilizada por uma viagem à Europa de profissionais designados pelo poder republicano para estudos pedagógicos.

O artigo está disponível aqui

A pesquisa publicada pela revista de Ensino de Ciências e Matemática ajuda a entender, a partir do caso específico analisado, a dinâmica de transformação dos saberes que influenciam a atuação dos docentes. De forma mais ampla, essa contínua transformação também é um desafio para os professores dos dias atuais, que precisam se adaptar constantemente aos impermanentes contextos sociais e comportamentais presentes nos ambientes de ensino-aprendizagem e na relação com os alunos.

Estes são temas que interessam ao nosso campus enquanto ofertante de um curso de graduação que forma professores (a Licenciatura em Matemática) e de dois cursos de pós-graduação lato sensu voltados à Educação de hoje (em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea e em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática). O professor Gabriel Conceição é, aliás, coordenador da nova Especialização em Multiunidades no Ensino de Ciências Naturais e Matemática, que formará sua primeira turma no IF Sudeste MG em Santos Dumont no segundo semestre letivo de 2022.

registrado em: ,