Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Sarau Mineiridades proporciona manhã inspiradora a estudantes e servidores do IF Sudeste MG
conteúdo

Ensino

Sarau Mineiridades proporciona manhã inspiradora a estudantes e servidores do IF Sudeste MG

Campus Santos Dumont recebeu, no último sábado letivo, uma série de atividades artístico-culturais conectadas ao estado de Minas Gerais
Exibir carrossel de imagens Apresentação de estudantes durante o Sarau Mineiridades

Apresentação de estudantes durante o Sarau Mineiridades

Uma manhã artístico-cultural mobilizou estudantes e servidores do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG no último sábado (11 de junho). O Sarau Mineiridades trouxe à unidade do Instituto Federal talentos, criatividade, valorização da História e da Cultura de Minas Gerais e momentos verdadeiramente emocionantes. Com apresentações musicais e teatral, declamação de poemas e exposições, o evento também representou uma retomada, após dois anos de ensino remoto, de uma tradição da instituição de promover grandes ações extraclasse com o viés cultural. 

Não apenas servidores (o evento foi aberto por uma apresentação musical do professor Guilherme Silveira) e estudantes do IF colocaram seus talentos a serviço deste encontro tão especial. O Campus Santos Dumont também teve a honra de receber a cantora Marcília de Queiroz, intérprete do Hino do Município, finalista do último programa The Voice +, da TV Globo, e orgulho para todos os sandumonenses. Marcília se apresentou brilhantemente, recebeu homenagens e também compartilhou palavras de sabedoria em uma breve entrevista.

“A Música faz muito bem à alma e muito bem às pessoas. São muitos e muitos jovens em bandas. Jovens que estão cantando, compondo”, analisou, em referência à relevância em diversos âmbitos (inclusive social) da arte – e da Música, em especial – para as novas gerações. Em relação à grande jornada que viveu recentemente, o programa The Voice +, Marcília fez um relato muito sincero: chegou a sentir o peso da responsabilidade nos meses que antecederam as apresentações, mas o apoio da família, que a deixou totalmente à vontade, teve um papel decisivo. 

“Então me enchi de coragem, pedi a proteção necessária, Deus me deu força, e eu fui. Minha intenção era de que ao menos um dos técnicos virasse a cadeira (na primeira apresentação). E todos (Carlinhos Brown, Ludmilla, Toni Garrido e Fafá de Belém, que foi sua técnica) viraram! Então é uma satisfação imensa que eu estou experimentando, com essa atenção e esse carinho”. 

Veja aqui mais imagens do Sarau Mineiridades!

Sarau 2.png
Homenagem a Marcília de Queiroz durante o Sarau Mineiridades

Marcília merece, e seu exemplo ilumina. A aluna Bruna Mendes, do 3º ano do curso técnico em Guia de Turismo integrado ao Ensino Médio, participou de diversas apresentações durante a manhã. Ela falou sobre a alegria de estar ao lado de Marcília de Queiroz e também de novamente viver um evento como o Sarau Mineiridades após muito tempo de ensino remoto. “Foi um prazer enorme vê-la cantando. É uma inspiração muito grande, e ela representa muito bem a nossa cidade. É uma grande felicidade presenciar tudo isso e estar aqui de volta com o pessoal depois de dois anos”. 

Bruna também vê uma conexão direta entre a arte e sua área de formação no IF Sudeste MG. “A Música tem um significado muito forte para mim. Desde pequena sempre gostei muito. Para mim, tocar instrumentos e cantar é uma válvula de escape. E a Música faz parte do Turismo: ela conta a história de cada região. Então tem tudo a ver com o Turismo e a Cultura”, avaliou Bruna. Ela e muitos outros alunos foram protagonistas de um sarau que teve diversas vozes, sons e estilos.

Culinária, tradições e linguajar mineiros foram presenças marcantes no evento, seja por meio das letras das canções e poesias ou nas exposições. Muitas personalidades nascidas em Minas Gerais, a exemplo de Pelé, Conceição Evaristo e Carlos Drummond de Andrade, tiveram suas obras apresentadas em diferentes formatos. 

A comissão organizadora do Sarau Mineiridades, presidida pelas professoras Relines Abreu e Fabiana da Conceição dos Santos, contou também com os professores Aline Loli, Guilherme Silveira, Flávia Calvano, Patrícia Morais, Andreia Ferreira, Mariana Sávio, Maria Imaculada Nascimento, Fernanda Reiff, Arturene Carmo e Antonio Carvalho e a pedagoga Maria Cristina Lima.

registrado em: , ,