Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Talento, profissão e arte: aluno do Campus Santos Dumont fala sobre trabalho como desenhista

Destaque

Rian Vinícius, do 2º ano do curso em Mecânica integrado ao Ensino Médio, comenta experiência com desenho artístico e traça paralelos com o desenho técnico
Exibir carrossel de imagens #pratodosverem: Imagem mostra parte frontal avião da Boeing ilustrado por Rian Vinícius. Outros trabalhos desenvolvidos pelo estudante, todos compartilhados por ele com a Assessoria de Comunicação do Campus Santos Dumont, estão na página @ifsudestemgsd do Instagram.

Da brincadeira, a diversão. Da diversão, a descoberta do talento e o início de uma ainda recente, mas já brilhante trajetória como desenhista e ilustrador. Aluno do 2º ano do curso técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, Rian Vinícius da Silva Santos, de 16 anos, é capaz de levar o mundo ao papel. Ele divulga alguns dos impressionantes traços em sua página no Instagram @rv.arts_, que também recebe encomendas de diversos serviços relacionados a desenhos, ilustrações e criações de arte.

"Desde pequeno sempre gostei de brincar com lápis e papel", conta Rian. "Gostava de olhar e desenhar. Com o tempo, percebi que realmente gosto do desenho e fui buscar melhorar e desenhar mais. Em uns três anos, as pessoas começaram a gostar. Desde sempre minhas duas mães me apoiaram, até que tive uma primeira encomenda. Foi muito bom perceber que estava sendo algo mais profissional. Desde então, estou sempre buscando melhorar e levar arte para as pessoas".

Veja aqui mais desenhos e ilustrações

"Tenho preferência por desenhar rostos e pessoas. Meu estilo artístico é o Realismo. Então o objetivo são os detalhes e dominar o grafite no papel. Penso em trazer mais cores em breve. Por enquanto, estou fazendo artes de cenas de filmes, jogos e animais", acrescenta o desenhista. Por ser aluno da formação em Mecânica, Rian também convive com o desenho em seu âmbito técnico. Embora as atividades práticas sejam bem mais restritas durante o Ensino Remoto Emergencial (implementado no IF Sudeste MG por conta da pandemia da Covid-19), o estudante já teve experiências com o desenho técnico no curso, o que lhe permitiu identificar algumas similaridades com as virtudes necessárias para o desenho artístico.

2.png
#pratodosverem: Imagem mostra ilustração da Paróquia São Miguel e Almas, de Santos Dumont.

"Já chegamos a iniciar, praticando linhas, perspectivas etc. Fazem parte da base dos desenhos os conceitos de perspectiva, esboço e dimensões, além de uma facilidade que acredito que venha, sim, do desenho artístico: a capacidade de projeção mental, em que o desenhista imagina suas medidas e projeta um breve resultado". Vale lembrar que o Campus Santos Dumont conta com equipamentos que oferecem liberdade criativa e produzem peças a partir de desenhos feitos em softwares: a Impressora 3D e o Centro de Usinagem CNC (Comando Numérico Computadorizado), que poderão ser utilizados pelos alunos em disciplinas práticas após o retorno presencial.

Em janeiro deste ano, Rian venceu um concurso promovido pelo estúdio de cinema independente "Olhar em Transe", de Santos Dumont. O desenho desenvolvido pelo estudante do IF Sudeste MG foi o escolhido para ilustrar um dos cartazes do filme "Mater Dolorosa", de Gabriel Fortes.

*Com informações e imagens compartilhadas pelo estudante Rian Vinícius

registrado em: , ,