Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Trabalhos do Campus Santos Dumont participam do Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Extensão

Quatro projetos tiveram seus resumos aprovados no evento virtual, que vai de 8 a 11 de março
#pratodosverem: Imagem mostra dezenas de escudos faciais sobre uma mesa. O projeto IFight cedeu os chamados face shields a profissionais de saúde para prevenção contra a Covid-19.

Há uma semana, o Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG realizou o III Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, que, além de debater o tema "Educação, Ciência e Tecnologia num contexto de pandemia", apresentou iniciativas que produzem conhecimento e oferecem soluções à sociedade. Projetos que, conduzidos por estudantes e servidores, muitas vezes estão presentes também em eventos regionais, nacionais e internacionais. Será o caso de quatro deles no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), de 8 a 11 de março.

Promovida em 2021 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), esta edição do CBEU aprovou os resumos destes projetos do Campus Santos Dumont:

IFight (coordenado pela professora Lívia Meneguitte Ávila), que atuou em 2020 na produção de equipamentos de proteção individual contra a Covid-19 para profissionais de saúde e para a sociedade de maneira geral;

Uno do Verso (coordenado por Iara Nascimento), que trabalhou temáticas relacionadas a negritude, feminismo e mulheres negras;

Destino Formoso (também coordenado por Iara Nascimento), que continuou a promover o turismo em Conceição do Formoso. Num primeiro momento, o distrito de Santos Dumont já havia recebido apoio do Instituto Federal , na criação de recursos para rentabilizar o turismo local, a partir de um projeto liderado pelas professoras Geísa Soares e Gicele Brittes.

Transposição de vias férreas para deficientes visuais: possibilidades e desafios (submetido pelo professor Samuel Alves), que levou à Associação dos Cegos em Juiz de Fora o conhecimento relativo ao setor ferroviário. Professores e bolsistas ofereceram a pessoas cegas a chance de entender a função de cada equipamento da ferrovia e de compartilhar informações valiosas sobre como as chamadas passagens em nível poderiam ser mais seguras para elas.

Qualquer pessoa pode se inscrever para acompanhar como ouvinte o 9º CBEU. O cadastro permite conferir as transmissões abertas pelo YouTube e ter acesso aos links para assistir às apresentações em salas virtuais.

registrado em: ,