Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Três projetos de iniciação científica do Campus Santos Dumont são aprovados para 2021/2022

Pesquisa

São duas iniciativas relativas ao nível médio/técnico e uma referente ao Ensino Superior
#pratodosverem: Imagem mostra grupo de alunos e servidores do IF Sudeste MG, liderado pelo professor Luciano Gonçalves, durante apresentação no palco do V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe) do IF Sudeste MG, realizado no Campus Santos Dumont em 2019.
  • "> IMG_9605.JPG

O âmbito da Pesquisa no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais ganhou outros três projetos, que serão desenvolvidos já a partir deste ano e continuam em 2022. A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG divulgou nesta semana o resultado final da seleção de ações para os Programas de Iniciação Científica, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A relação dos projetos aprovados no IF Sudeste MG está disponível na página do Sistema Inovare (Editais Fechados)

As iniciativas classificadas na unidade de Santos Dumont são as seguintes:

Edital 04/2021 (Ensino Superior):

*Aplicações de Equações Diferenciais e Modelagem Matemática (Prof.ª Monalisa Reis). O projeto iniciou seleção de um bolsista, com inscrições abertas até 5 de setembro, pelo formulário em bit.ly/modelagemmat. Podem se inscrever alunos de cursos de graduação do Campus Santos Dumont que já tenham concluído com êxito ou estejam cursando a disciplina Cálculo II. A chamada de seleção, com todos os detalhes, está disponível aqui. São 20 horas de jornada semanal e uma bolsa de R$400,00 mensais (durante 12 meses) para o estudante. O processo de seleção acontecerá por entrevista.

Edital 05/2021 (Médio/Técnico):

*Desenvolvimento de protótipo de sistema embarcado para automatização de semáforo aplicado à acessibilidade (Prof. Luciano Gonçalves);
*EletroDance: Desenvolvimento de um sistema embarcado para criar efeitos de luzes em apresentação de dança (Prof. Luciano Gonçalves).

O último projeto listado aqui, aliás, dialoga diretamente com uma iniciativa de extensão promovida no Campus Santos Dumont que, também coordenada pelo professor Luciano, levou danças urbanas à rotina dos alunos participantes, a momentos culturais em eventos do IF Sudeste MG (foto) e a competições. Agora na Pesquisa, este novo projeto lançará mão do conhecimento técnico, construído em salas de aula e laboratórios, para criar um sistema que valoriza ainda mais as apresentações de dança por meio dos efeitos de luzes. Quer melhor exemplo de aplicação do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão?

Que as três ações sejam experiências valiosas para toda a comunidade envolvida.

registrado em: ,