Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 04 > Campus realiza sessão de descerramento da placa de doação definitiva

Campus realiza sessão de descerramento da placa de doação definitiva

No dia 11 de abril, quinta-feira, o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei realizou uma sessão de descerramento da placa de doação definitiva do terreno do campus. Alunos, professores, técnicos administrativos e autoridades participaram da cerimônia.

Por meio da Lei Municipal 5.497 de 19 de dezembro de 2018, a Câmara Municipal de São João del-Rei autorizou o município de São João del-Rei fazer a doação definitiva do imóvel e benfeitorias da Escola Municipal Carlos Damiano Fuzatto, onde a sede do IF Sudeste – Campus São João del-Rei está funcionando desde o ano de 2009.

Com nove anos de atuação na cidade, o IF sanjoanense conta atualmente com 11 cursos em atividade, sendo cinco cursos técnicos, quatro cursos de graduação e duas pós-graduações. Em 2020, mais uma novidade: a abertura de suas primeiras turmas do Ensino Médio Integrado.

Nesse período, foram ofertadas 3.445 vagas. Sendo que 18.340 candidatos de 27 cidades diferentes da Zona da Mata e Campos das Vertentes, participaram dos processos seletivos do IF de São João del-Rei.

O diretor-Geral do Campus, Professor Ataualpa Luiz de Oliveira, destacou a qualidade de ensino oferecido pela instituição ao longo dos anos. “Somos orgulhosos de ter um corpo docente e técnico empenhado em melhorar a cada dia o nosso ensino. Vale ressaltar que segundo as avaliações do Ministério da Educação, os nossos cursos superiores são muito bons ou excelentes. O que confirma o nosso compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade”.

Para o deputado federal, Reginaldo Lopes, a entrega definitiva do terreno para o campus é um grande feito. “Desde que decidimos abrir um campus do Instituto Federal em São João del-Rei, sabíamos o quanto a cidade e a região ganhariam com a chegada da instituição. Antes tínhamos uma concessão de 30 anos e agora temos uma doação definitiva do espaço e dos prédios ao governo federal. Tenho certeza que essa doação será de extrema importância para expansão do Campus e a oferta de uma boa educação brasileira”, reforçou o deputado.

O prefeito de São João del-Rei, Nivaldo José de Andrade, reiterou a importância do campus ter a sua sede em definitivo. “Sabemos que todo investimento relacionado à educação e saúde ainda é pouco. As pessoas precisam muito da educação e da saúde que precisamos investir sempre”.

O ato simbólico também marcou as comemorações pelos 10 anos de criação dos institutos federais. Além do prefeito e deputado federal, estiveram presentes a superintendente Regional de Ensino, Adriana Leitão, o vice-prefeito de Tiradentes, Luiz Carlos Barbosa, os vereadores:  Professor Leonardo Henrique da Silva, Dudu de Paula e Lívia Guimarães. Os vereadores receberam uma homenagem especial da gestão por seu apoio na votação da lei que determinou a doação do imóvel.

Após as falas oficiais, foi feito o descerramento da placa pelo diretor-Geral do Campus São João del-Rei e o prefeito municipal, seguido de um café comemorativo com a presença de todos.