Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 06 > Campus realiza campanha de uso consciente

Campus realiza campanha de uso consciente

O IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei lançou nesta quarta-feira dia 26 de junho a campanha " Preservar o Meio Ambiente é 10" visando a redução de consumo de copos plásticos e papéis além de redução nas contas de água e luz.

A iniciativa da Coordenação de Comunicação e Eventos faz parte das atividades do ano comemorativo dos 10 anos de criação dos institutos federais. Além disso, a ação foi planejada para o mês de junho considerando o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 e levando-se em conta o atual cenário de contingenciamento de recursos que vem exigindo um esforço da comunidade acadêmica como um todo na redução de gastos nas contas de água e luz.

A campanha é baseada em quatro ideias para um campus mais sustentável:

1- A água é um recurso precioso, evitar o desperdício e fechar bem as torneiras é uma boa ideia!

2- Desligar aparelhos eletrônicos e as luzes quando não estão em uso ( em especial próximo ao final de semana para evitar de setores passarem esse período com as luzes ligadas desnecessariamente)

3- Utilizar apenas duas folhas de papel toalha para secar as mãos. Recicle papéis não utilizados no setor.

4- Optar por recipientes reutilizáveis. Com menos plástico no lixo o planeta agradece!

Para viabilizar esse quarto ponto  está sendo realizada a distribuição de canecas acrílicas para todos os servidores e squeezes (garrafas) para os alunos, visando a redução do uso de copos plásticos. O objetivo é que os atuais espaços de distribuição de copos plásticos sejam retirados gerando menos resíduos devido ao descarte deste material. Para se ter uma ideia, o tempo de decomposição de um copo descartável está entre 250 e 400 anos.

“Pedimos a colaboração de todos. Vamos ajudar o IF Sudeste- Campus SJDR na redução de suas contas e água e luz e o desperdício de recursos materiais. Reciclar, reutilizar e reduzir, essa é a tônica da campanha”, explica a coordenadora de Comunicação e Eventos, Juliana Rodrigues. A jornalista ressalta que a distribuição das canecas e garrafas foi possível graças aos investimentos previstos em 2018 que fazem parte das ações de comemoração dos 10 anos da criação dos institutos federais. “Está previsto em nosso PDI ( Plano de Desenvolvimento Institucional) atividade que reflitam em economicidade e consumo sustentável, com o apoio e engajamento de todos acreditamos que conseguiremos em médio e longo prazo os resultados esperados”, conclui.