Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 06 > Campus SJDR tem projetos premiados durante V Simepe

Campus SJDR tem projetos premiados durante V Simepe

A quinta edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG (Simepe) reuniu alunos e professores, pesquisadores e estudiosos de todas as unidades do Instituto Federal. Nosso Campus também esteve representado, e muito bem representado, nas oficinas ministradas e nos trabalhos apresentados, tendo, inclusive, figurado entre os projetos premiados do evento. O evento aconteceu entre os dias 4 e 6 de junho, no Campus Santos Dumont.

No eixo “Ensino”, o Campus São João del-Rei ficou entre os trabalhos notáveis com o “PIBID: incentivo à docência e à produção de textos”, projeto sob supervisão do professor Alex Mourão Terzi. Alex também figura entre os premiados do eixo “Extensão”, com “Práticas meditativas (mindfulness), educação e qualidade de vida”. Além dele, a professora Rosana Machado de Souza e o servidor Diogo Pereira Matos encabeçaram o projeto premiado “leitura e contação de histórias em ações extensionistas de combate ao racismo”.

Alunos do Campus marcaram presença em ações diversas, não só como bolsistas dos projetos, mas por pesquisas desenvolvidas individualmente. No primeiro dia (04/06), as professoras Angélica Aparecida Amarante Terra e Vanessa Pereira Silva, do curso Técnico de Enfermagem, ofereceram noções básicas de primeiros socorros e fizeram a aferição de pressão e glicemia dos visitantes, no local, com ajuda dos discentes do mesmo curso. No segundo dia, o professor Celso Luiz de Souza ficou responsável pelo estande, onde foram doados livros dos três volumes da Coletânea “Saberes & Fazeres”. Já no terceiro dia de evento, o Centro de Linguagens, coordenado pela professora Janaína de Assis Rufino, foi a atração do Campus SJDR nesta edição do Simepe.

Além de ocupar o estande durante os três dias de evento, de acordo com a Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, foram 17 resumos de trabalho aprovados. Outros sucessos, fora os acadêmicos, marcaram nossa participação, como a exposição da foto do aluno do Campus, Fábio Resende, que esteve entre as melhores do concurso de fotografias "Minhas foto é 10". O Coral do Campus destaca-se entre esses sucessos, pois se apresentou no palco principal, no segundo dia de evento, com um repertório variado de músicas estrangeiras seguindo o tema “volta ao mundo”, levando arte e cultura para o público do V Simepe.

Para Jackson de Souza Vale, Técnico em Assuntos Educacionais do Campus São João del-Rei, a organização acertou em aproveitar sua experiência das edições anteriores do evento. “Tivemos uma programação mais enxuta, com menos acontecimentos simultâneos o que oportunizou a participação de todos nas atrações principais”, aponta. Jackson foi um dos responsáveis por acompanhar a atuação de São João del-Rei nos três dias de atividades. “Houve uma preocupação maior com a avaliação dos trabalhos apresentados para que não faltassem avaliadores. Portanto, tivemos um evento excelente e muito bem realizado. Destaco também as rápidas e grandes mudanças no campus Santos Dumont , que apresentou uma estrutura magnífica”, elogia o servidor.

Sobre o evento

O Simepe tem por objetivo congregar trabalhos acadêmicos/científicos realizados no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão do IF Sudeste MG.

A ideia é enfatizar a integração dos três entes na vivência acadêmica-científica da instituição. Segundo a organização, busca-se também a promoção do trabalho realizado pela comunidade interna do IF Sudeste MG, disponibilizando “o estoque de conhecimento” fruto de suas diversas atividades.

Esse tipo de divulgação e exposição torna-se importante quando se pensa em alunos e servidores dos sete campi do instituto conhecendo melhor o produto e o potencial do trabalho diário e conjunto de cada uma dessas segmentações.