Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 06 > Integração e modernização: IF Sudeste MG lança novo portal
conteúdo

Geral

Integração e modernização: IF Sudeste MG lança novo portal

A comunicação digital do IF Sudeste MG está prestes a iniciar uma nova etapa, marcada pela integração institucional.
Exibir carrossel de imagens usuário conhecendo o novo site

usuário conhecendo o novo site

A comunicação digital do IF Sudeste MG está prestes a iniciar uma nova etapa, marcada pela integração institucional. Foi lançado no dia 06 de junho, o novo portal da instituição, que não foi apenas pensado e criado de forma integrada, mas também representa a unificação entre unidades do IF Sudeste MG na forma se comunicar com seus públicos. Não por acaso, o lançamento ocorre durante o encerramento do maior evento multicampi da instituição, o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF Sudeste MG (V Simepe). Na ocasião, serão comemorados os 10 anos de existência deste instituto federal.

Melhorias de navegação, estética, organização, além de novos recursos são algumas das novidades aguardadas. Segurança também é prioridade, representada pela adoção de um novo sistema de gerenciamento de conteúdo - o Plone – reconhecidamente seguro e confiável, segundo o analista de TI e membro da comissão responsável pelo desenvolvimento do novo portal, Alexandre Rocha Duarte.

Equipe site

Pelo viés da comunicação, o principal ganho é sobre a imagem institucional, pois o novo canal reúne páginas anteriormente dispersas, padronizando-as e definindo uma identidade mais facilmente reconhecível como IF Sudeste MG. Contudo, a presidente do Comitê de Comunicação e Marketing do IF Sudeste MG e membro da comissão responsável pelo portal, Lidiane Souza, alerta que a padronização não se resume ao aspecto visual, mas também de conteúdos, mudança capaz de facilitar a navegação. A comunicadora acrescenta que esta é a primeira fase do processo de implantação do site: “Ainda há vários acertos e complementos a serem feitos. Somente com o uso poderemos observar as alterações que serão necessárias para melhor atendimento a nosso público”, planeja.

 Intervenções e adequações que se fizerem necessárias serão gradativamente implementadas se consideradas pertinentes, a partir de articulação com as áreas envolvidas. Eventuais demandas poderão ser avaliadas enviando-as para o endereço: comissao.portal@ifsudestemg.edu.br 

 

Reunião de apresentação do site

 

Trajetória de criação

 A decisão de se criar um novo portal unificado, reconhecendo-o como uma necessidade, foi tomada em 2014. Desde então, diversos acontecimentos, em âmbitos diferentes, impediram a priorização desta demanda, que ganhou novo fôlego quando o projeto do novo portal foi aprovado pelo Conselho de Governança Digital (COGD), por meio da Resolução COGD  Nº 01/2019. Assim, ficou definido que as estruturas propostas no projeto substituiriam os atuais portais da Reitoria, campi e campi avançados.

Na mesma reunião, foi designado um Grupo de Trabalho (GT) para implementar as ações corretivas e evolutivas necessárias à consolidação do novo portal institucional. O mesmo grupo também ficou responsável por elaborar uma proposta de regulamentação do processo de utilização, suporte ao usuário, sustentação, atualização e manutenção do portal institucional e das unidades da Instituição.

 Embora o modelo adotado seja a Identidade Padrão de Comunicação Digital do Poder Executivo Federal (IDG), a criação foi marcada por ampla discussão com diversos segmentos do IF Sudeste MG, como Colégio de Dirigentes; Comitê de Comunicação Social e Marketing; Comitê de Ensino; Comitê de Extensão; Comitê de Pesquisa e Pós-Graduação; Diretoria de Gestão de Pessoas; Coordenação de Auditoria Interna; Coordenação do Arquivo Central; Gabinete do Reitor; Gestão do SIC e Pró-Reitorias.

 A atualização também envolveu ampla discussão com estes setores, que buscaram se desvincular das formalidades organizacionais de seus setores para espelharem-se nas demandas do público usuário. Considerou-se, inclusive, as obrigações legais do IF Sudeste MG, como o atendimento à Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011).

 Perspectivas do reitor

 O gestor máximo do IF Sudeste MG, professor Charles Okama de Souza, acredita nos avanços do novo portal institucional em relação à transparência de dados institucionais e informações, além da disponibilização de conteúdo de forma mais organizada e padronizada. Ele exemplifica como “notícias, matérias, documentos, contatos e uma série de itens de interesse dos nossos usuários que buscam conhecer o IF Sudeste MG e tudo aquilo que ele oferece em termos de prestação de serviços públicos, especialmente nossas ofertas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão” Ele agradece aos servidores da Reitoria e dos Campi envolvidos no que chama de “importante projeto para nossa comunidade”.

O que acontece com o site antigo?

Segundo o diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IF Sudeste MG, Leandro Rodrigues, o site antigo permanece no ar por quanto tempo a instituição considerar necessário. Mas estima que, em aproximadamente um ano já seja possível arquivá-lo e restringi-lo ao acesso interno. O lançamento do novo portal marca o início da mudança, portanto, todas as atualizações e publicações passam a ser feitas nele. A única característica do site antigo que permanece é o endereço. O tradicional www.ifsudestemg.edu.br passará a direcionar para o novo portal, tão logo seu endereço provisório (www3.ifsudestemg.edu.br) seja substituído.  

 

registrado em: