Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 06 > Programa de Extensão conquista 1ª colocação no V Simepe

Programa de Extensão conquista 1ª colocação no V Simepe

O programa de extensão “Práticas meditativas (mindfulness), educação e qualidade de vida”, do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei, recebeu o troféu de 1º colocado no eixo Extensão, durante o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - Simepe.

Coordenado pelo Prof. Alex Mourão Terzi, do Núcleo de Educação, o programa foi contemplado pelo edital nº 05/2019, do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX), contando, ainda, com a coorientação do Prof. Carlos Augusto Braga Tavares. O projeto integra ainda as bolsistas Ana Clara Moura, a qual fez a apresentação do trabalho no evento em que foi premiado e Marise dos Santos, ambas do curso de Letras. Também participa do grupo a aluna Camila Machado, do curso de Gestão de Recursos Humanos; outros cinco alunos voluntários e dois colaboradores externos, Martha Lages e Gabriel Jaeger (voluntário), atuam no projeto.

O objetivo do programa é a aplicação de um protocolo de práticas meditativas* em quatro instituições de São João del-Rei: Casa Padre Pedro Teixeira Pereira, Escola Municipal Professora Luzia Ferreira, Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa e o próprio Campus São João del-Rei.

De acordo com o Alex Terzi, a ciência tem apontado para os ganhos, em qualidade de vida, que podem ser obtidos através da meditação. "São inúmeros benefícios, tais como redução de estresse e de ansiedade, com a prevenção de eventuais transtornos; autorregulação emocional, com o incremento de estados mentais 'positivos' e pró-sociais, como compaixão, empatia e altruísmo, e a consequente melhora nas relações interpessoais" detalha o professor e praticante do mindfullness.

“Toda a nossa equipe ficou extremamente feliz com o resultado do Simepe. Estamos trabalhando há quatro anos com projetos de pesquisa e de extensão, nossa motivação é contribuir para o florescimento humano, numa proposta interdisciplinar, com impactos na formação de nossos alunos e na transformação social”, comemora Alex Terzi.

* Mindfulness-based Health Promotion (MBHP – UNIFESP/Universidad de Zaragoza - España)