Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 08 > Alunos do Campus têm participação inédita no Projeto Rondon

Alunos do Campus têm participação inédita no Projeto Rondon

Alunos de Logística e GTI viajaram para Cajazeiras do Piauí como os únicos representantes de todos os Institutos Federais na missão

O IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei foi o único dos Institutos Federais a enviar alunos para o Projeto Rondon deste ano, na operação “João de Barro”; eles retornaram da viagem ao final da semana passada e agora nos contam um pouco da experiência vivida. A participação foi uma iniciativa dos próprios alunos, que montaram uma equipe, desenvolveram um trabalho e concorreram para estar entre os selecionados. Eles contaram com o apoio do Campus, em especial dos professores Alexandre e Alessandra Furtado Fernandes, que orientaram os discentes. Essa foi a primeira vez que o nosso Campus participou do Projeto Rondon.

Os alunos que foram puderam presenciar as cerimônias de abertura do projeto com os comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica na sede da OAB da cidade de Teresina. Eles também fizeram um passeio para conhecer o mercado de artesanato e o Palácio Karnak, sede oficial do Governo do Piauí. No domingo, 14 de julho, seguiram para a cidade de Cajazeiras do Piauí, onde as atividades principais estão sendo realizadas.

Segundo uma das alunas do Campus que esteve na viagem, a estudante de Logística Larrisa Silva Santos, “a sensação de chegar em Cajazeiras, só de lembrar, já emociona”. “Nunca fui tão bem recebida em algum lugar, foi uma festa! É incrível, encantador e as pessoas de lá são as mais afetivas e carinhosas que existem. Foi uma oportunidade de perceber que há muitas pessoas querendo fazer o bem e melhorar a vida do próximo. Nossa missão era ensinar, mas acredito que, durante todos os dias do projeto, quem mais aprendeu fomos nós, rondonistas*”, relata a aluna.

Para a aluna Renata de Souza Barcelos, a chegada em Teresina (PI), primeira parada da viagem, já foi marcante. “Estava bem quente mesmo sendo madrugada, de quinta para sexta (dias 11 e 12 de julho). Fomos recebidos pelos oficiais do exército que nos levaram para o 25º Batalhão de Caçadores. Nos três primeiros dias, ficamos aquartelados com os estudantes do Brasil inteiro e seguimos suas normas rígidas: acordando com o toque da alvorada e indo para o alojamento com o toque de recolher. No dia seguinte, cumprimos os compromissos oficiais e fizemos o passeio pela cidade. No domingo dia 14, seguimos para Cajazeiras. Já na estrada fomos recepcionados pela população, com faixa comemorativa e fogos de artifício. Ao chegarmos à escola que nos hospedaria, houve também apresentação artística de capoeira. As pessoas de lá foram extremamente receptivas e calorosas, nos deixando felizes e à vontade desde o primeiro dia” detalha.

Estiveram também entre os discentes participantes, Analigia Carvalho, Félix Moura, Rayane Ramos, Ricardo Trindade e Tiago Azevedo do curso superior de Logística; Juliano da Silva do curso superior de Gestão em Tecnologia da Informação. A professora orientadora Alessandra Fernandes pormenorizou as atividades: “Foram oferecidas para as crianças oficinas lúdicas, com brincadeiras e cinema, e oficinas sobre tecnologia, informática. Houve também a oferta de capacitação de professores, assim como palestras de conscientização ambiental para a população, sendo estas últimas um sucesso de público” conta.

Destaca-se a visita, pelos rondonistas, ao Assentamento “Oziel Perreira”, do MST, oportunidade na qual nossos alunos ministraram uma oficina de compostagem, mostrando, na prática, como montar uma composteira usando pneus. As atividades em Cajazeiras do Piauí terminaram no dia 25 de julho, a noite, e os alunos retornaram para Teresina para as cerimônias de encerramento no Batalhão e o regresso para Minas Gerais.

(*os participantes do Projeto Rondon se apelidam assim: rondonistas).