Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 08 > Última semana para taxa de isenção Processo Seletivo 2020 do IF Sudeste MG

Última semana para taxa de isenção Processo Seletivo 2020 do IF Sudeste MG

Campus São João del-Rei já registrou cerca de 300 pedidos. Expectativas é superar números de 2019

Os candidatos que ainda não fizeram o pedido de taxa de isenção para o Processo Seletivo 2020.1 do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais tem até o dia 16 de agosto para garantir a gratuidade nas inscrições que se iniciam em setembro. O aluno interessado poderá acessar o edital com as informações no link: https://copese.ifsudestemg.edu.br

Em São João del-Rei, o Campus do IF Sudeste contará com quatro novos cursos, entre eles, a grande novidade são duas turmas de Ensino Médio Integrado nos cursos de Técnico em Edificações e Técnico em Meio Ambiente. São 60 vagas para que os alunos que estão concluindo o 9° ano do Ensino Fundamental possam fazer o ensino médio em uma instituição federal, pública, gratuita e de qualidade. Com a isenção, esses alunos poderão realizar suas inscrições gratuitamente no Processo Seletivo 2020.1.

A isenção de taxa é destinada a alunos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, ou instituição filantrópica (para quem concorrer aos cursos Técnicos nas modalidades Integrada e Concomitante) ou todas as séries do ensino médio completo (no caso dos alunos que concorrem aos cursos Técnicos Subsequentes, cursos de Graduação e cursos de Pós-graduação). Para ter direito à gratuidade os alunos deverão comprovar que se enquadram nesse perfil. O resultado será divulgado no dia 02 de setembro.

No Processo Seletivo 2020.1, além do Campus São João del-Rei, serão ofertados cursos nos Campi Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e nos campi avançados Bom Sucesso, Cataguases e Ubá.

O candidato poderá realizar o pedido pessoalmente, em quaisquer dos endereços, horários e dias que constam no edital ou poderá enviar a solicitação e documentos comprobatórios para quaisquer dos endereços listados também no edital, devendo observar o prazo limite para postagem: 16 de agosto de 2019.

Vale lembrar que, no momento em que pede a isenção, o candidato não precisa registrar a escolha do curso. Ele deverá fazer sua inscrição normalmente assim que os editais forem publicados. A previsão é para início de setembro.

E quanto você pode economizar?

- R$25, se for se inscrever para os cursos técnicos presenciais;
- R$50, se for se inscrever para um curso de graduação;
- R$60, se o seu objetivo for ingressar num dos nossos cursos de pós-graduação lato sensu;
- R$100, se você quer fazer a prova para um curso de pós-graduação stricto sensu.

Vagas e cursos em São João del-Rei

Ainda que o edital oficial só seja divulgado em setembro, a Direção Geral do Campus São João del-Rei já definiu as vagas que serão ofertadas para o início de 2020. Serão, ao todo, 525 vagas já confirmadas, um número recorde de oferta de cursos.

As vagas já confirmadas estão distribuídas entre cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes (para aqueles que já concluíram o Ensino Médio), graduação (cursos de graduação) uma especialização técnica e três cursos de pós-graduação.

Confira abaixo a tabela completa de cursos:

Nº de Vagas

Turno

Cursos técnicos subsequentes presenciais

Técnico em Administração

Técnico em Enfermagem

Técnico em Informática

Técnico em Segurança do Trabalho

Especialização Pós Técnica –

(Pós técnico)

Especialização Técnica em Enfermagem do trabalho

Noturno