Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 10 > Alunas de Letras do IF Sudeste - Campus SJDR participam de simpósio em Juiz de Fora

Destaque

Estudantes do curso de Letras do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – participaram do I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos, que aconteceu na UFJF

Na última quinta-feira, 17 de outubro, estudantes do curso de Letras do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – participaram do I Simpósio de Letramentos e Direitos Humanos, que aconteceu na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Durante o evento, as alunas apresentaram pôsteres relacionados às ações, reflexões e aos resultados parciais do Programa de Extensão “Letramento Racial, educação e comunicação: processos de descolonização e implementação de políticas públicas" do qual fazem parte.

Além disso, elas explicaram sobre o projeto “Se achegue: contação de histórias, jogos e brincadeiras afro-centradas”, coordenado pela professora Priscila Santanna, que também esteve presente no Simpósio. A iniciativa estimula as crianças de uma das escolas municipais de São João del-Rei a identificar a diversidade racial e a combater a discriminação.

Também apresentaram-se no Simpósio o trabalho “Experiências do Pibid de Língua Portuguesa  para o ensino básico e superior públicos”, pela alunas Mariana Sampaio Ribeiro, Samantha Cristina Cardoso e o Professor Alex Mourão Terzi.

Sobre o Programa de Letramento Racial

Aprovado pelo edital do PIAEX(Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus São João del-Rei, o programa “Letramento Racial, educação e comunicação: processos de descolonização e implementação de políticas públicas” tem como objetivo trabalhar em diversas frentes com a perspectiva de, por meio da educação e de ações de comunicação, contribuir para a construção de uma sociedade antirracista. As atividades que estão sendo desenvolvidas visando contribuir para o Letramento Racial dos envolvidos(as) direta e indiretamente no projeto.

A ideia do Letramento Racial surge como uma ação de reflexão que busca contribuir para o reconhecimento do seu pertencimento racial (negro ou não) bem como das contradições existentes no interior da sociedade brasileira no que concerne ao racismo.

Sobre o PIBID

Desde agosto de 2018, são desenvolvidas as atividades do  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) – Campus São João del-Rei, na área de Língua Portuguesa, sob a coordenação do Prof. Alex Mourão Terzi..

A proposta é promover a formação inicial  docente dos licenciandos do curso de Letras, que vivenciam semanalmente a realidade cotidiana de sala de aula de três escolas públicas de São João del-Rei (Escola Estadual Dr. Garcia de Lima, Escola Estadual Governador Milton Campos e Escola Estadual Brighenti Cesare).