Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 10 > Os alunos do Projeto Rondon compartilham suas experiências em roda de conversa
conteúdo

Geral

Os alunos do Projeto Rondon compartilham suas experiências em roda de conversa

Alunos voluntários do IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei contam sobre as experiências vividas durante o projeto

Na quarta-feira, 23 de outubro, o IF Sudeste MG – Campus São João del-Rei – sediou uma roda de bate-papo sobre o Projeto Rondon, na Operação João de Barro, que foi realizada entre os dias 17 e 28 de julho deste ano, em Cajazeiras do Piauí (PI).

O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Logística, Letras e Gestão em Recursos Humanos, além de professores da instituição, entre os docentes, a Coordenadora do Projeto, Alessandra Fernandes, e do subcoordenador Alexandre Furtado.

Os rondonistas comentaram que puderam desenvolver competências pessoais e profissionais. Foram compartilhadas também a vivência no local, bem como a recepção da comunidade e as oficinas como forma de empreendedorismo e empoderamento.

A participação deles no IV Congresso Nacional do Projeto Rondon ainda permitiu que colaborassem na tomada de decisões a respeito de novas operações nos próximos editais.

No final da discussão, foram sorteadas blusas do projeto.

O que é o Projeto Rondon?

Segundo o site do Ministério da Defesa, o Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal que envolve diversos ministérios, como o da Defesa, da Educação, da Saúde, entre outros, atuando em áreas remotas do país.

A iniciativa faz parte de um trabalho conjunto entre os governos estaduais e municipais, em parceria com instituições de ensino superior, a fim de proporcionar aos estudantes universitários a oportunidade de prestar serviços comunitários a uma determinada população.

Um dos critérios de seleção da região é por meio do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O objetivo é enviar alunos para desenvolver o local, fortalecer políticas públicas, promover a cidadania e ainda desenvolver no voluntário a responsabilidade social e o espírito crítico.

registrado em: