Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2019 > 10 > VII Fórum de Educação e a IV Jornada de Letras 2019: colocando os saberes em movimento

Ensino

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei promoveu o VII Fórum de Educação e a IV Jornada de Letras; ambos os eventos aconteceram simultaneamente e são uma realização do Núcleo Acadêmico de Educação. As atividades se deram nos dias 23 e 24 de setembro, nas salas e no auditório do Campus SJDR.

Dando início à solenidade, uma mesa redonda reuniu professores conceituados, entre eles a mediadora, professora do Campus, Gisele Francisca da Silva Carvalho e o também professor do Campus São João del-Rei, Celso Luiz de Souza. A professora da UFSJ, Bruna Sola da Silva Ramos, também esteve presente entre os componentes da mesa.

A palestrante Bruna Sola (UFSJ) discorreu sobre o tema “Paulo Freire: nos caminhos de uma formação docente humanizadora”. Já o professor Celso Luiz de Souza (IFSudeste - campus SJDR) falou sobre “Formação docente e as novas tecnologias”.

O dia seguinte do evento contou com oficinas e comunicações orais, a partir das 15h. Os participantes puderam se inscrever para as oficinas de “escrita criativa” (ministrada pela escritora Déborah Vieira) e de “sequencia didática” (ministrada pelo professor Hélder Henrique da Silva da UFMG).

De acordo com a professora do curso de Letras, Ozana Aparecida do Sacramento “o evento está crescendo e se consolidando. É fundamental esse diálogo com outras instituições, outros saberes, pois para que a temática ‘saberes em movimento’ se efetive, é preciso que nossos eventos não sejam endógenos, mas se abram para o público externo” pontua.

O Fórum e a Jornada em números:

• 145 Inscrições
  • 122 Autores/coautores assinaram trabalhos enviados ao evento.
  • 73 Trabalhos submetidos
  • Mesas de comunicação oral: 14 (distribuídas pelas áreas temáticas: Educação, Linguagens e Literatura)
  • Instituições de origem dos inscritos: UFSJ, IPTAN, UFV, UFMG, UFRJ, UFLA, Escola Caminho das Águas, além da instituição sede.