Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 08 > Projetos do Campus SJDR distribuem máscaras no Campos das Vertentes

Projetos do Campus SJDR distribuem máscaras no Campos das Vertentes

Três projetos do Campus São João del-Rei aprovados no EDITAL PIAEX nº 06/2020, estão trabalhando para a distribuição de máscara caseiras nos municípios de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

Três projetos da Direção de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais- Campus São João del-Rei aprovados no EDITAL PIAEX nº 06/2020 - Seleção de projetos de extensão estratégicos e emergenciais para ações de enfrentamento e difusão de informações referentes ao covid-19 estão trabalhando para a distribuição de máscara caseiras nos municípios de São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas.

Juntos os projetos vão distribuir o total de 8.800 máscaras caseiras. O objetivo dos projetos é distribuir máscaras caseiras e orientar pessoas de maior vulnerabilidade socioeconômica e/ou dos grupos de risco para a COVID-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2), residentes nesses municípios, como forma de prevenção da transmissão do vírus. O projeto segue com atividades até dezembro de 2020.

As professoras Isabela Moraes Campos, Priscila Souza Pereira e Vaneska Ribeiro Perfeito Santos são coordenadoras dos projetos junto a mais oito servidores, três alunos bolsistas  e três bolsistas colaboradores externos.

Além das máscaras são produzidos mais de 14 mil panfletos explicativos de orientação à prevenção a COVID-19. Parte das máscaras produzidas já foram distribuídas com as cestas básicas doadas pelo Comitê Local de Enfrentamento da Covid-19 do Campus São João del-Rei, que já beneficiou 180 famílias nos últimos três meses.

"A distribuição das mascaras de tecido é importante porque são comprovadamente um meio eficiente para a redução da transmissão do novo coronavírus entre as pessoas, principalmente agora que a circulação de pessoas está aumentando", garante Professora Isabella Moraes Campos, coordenadora do projeto em São João del-Rei.

Somente no projeto de Santa Cruz de Minas já foram produzidas 400 máscaras, nas quais 80 foram entregues ao CRAS Lourival Ramos, que atende a cidade. Outra parte foi destinada ao Comitê Local e mais uma parte será distribuída ao mesmo CRAS. Segundo os responsáveis, está sendo essencial essa distribuição devido a baixa renda da população e a dificuldade de acesso às máscaras caseiras”, explica Professora Priscila Souza Pereira, coordenadora do projeto na cidade.

Priscila ainda reforça que a experiência está sendo enriquecedora “ É muito gratificante ver como as pessoas ficam agradecidas pelas doações. Inclusive, o uso das máscaras não só protege a população como os responsáveis do CRAS que ficam mais protegidos atendendo aos usuários com o uso do equipamento. Eles conseguem facilitar o atendimento fornecendo a máscara a quem não tem”, conclui a professora.