Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 10 > EDIPET desenvolve pesquisa sobre trabalhador-estudante na COVID-19

EDIPET desenvolve pesquisa sobre trabalhador-estudante na COVID-19

Preocupado com as condições em que se encontram os estudantes que trabalham no contexto da pandemia, o Grupo de Pesquisa “Estratégias didático-pedagógicas voltadas ao estudante-trabalhador” (EDIPET) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei está desenvolvendo uma pesquisa intitulada: “O trabalhador-estudante frente à COVID-19: uma proposta de monitoramento e aproximação pedagógica”.

A pesquisa está sendo realizada em parceria com o IFMG – Campus Ouro Preto, sendo coordenada pelos pesquisadores: Diogo Pereira Matos, Gisele Francisca da Silva Carvalho, Juliana Brito de Souza (no Campus SJDR), Rafaela Kelsen Dias e Rhuan Jonathan da Silva (no campus Ouro Preto). O estudo conta ainda com três alunos da Pós-graduação em Didática e Trabalho Docente (Bruna Beatriz da Rocha, Pamela Noronha Silva e Vanessa Aparecida de Santana), ministrado pelo IF Sudeste Mg- Campus SJDR e com uma bolsista do Campus Ouro Preto (Elaine Gonçalo Bento).

Na primeira parcial dos questionários, participaram 115 estudantes do campus São João del-Rei e 80 estudantes do campus Ouro Preto. A pesquisa possui três focos básicos: o primeiro é identificar, por meio dos dados coletados via questionários, as condições em que se encontra os referidos estudantes; o segundo se refere ao acompanhamento das estratégias para o retorno às aulas remota dos Institutos Federais da região Sudeste do Brasil e o terceiro é o de identificar estratégias pedagógicas que estão sendo implementadas no decorrer desse retorno, buscando, também, identificar estratégias específicas para o público investigado.

Os resultados parciais foram submetidos para apresentação no X SIMPESQ. O grupo acredita que tais ações subsidiarão a compreensão do fenômeno investigado, relacionando as condições desse público de estudantes antes da pandemia (já que as pesquisas estão sendo realizadas desde 2015) e durante este momento de excepcionalidade que estamos vivenciando.

Para os interessados em participar ainda da pesquisa, o EDIPET informa que, até 23 de outubro de 2020, estará disponível, novamente, o questionário para resposta dos trabalhadores-estudantes dos Campi Ouro Preto (IFMG) e São João del-Rei (IF Sudeste MG), disponível no site do grupo (link abaixo).

Para mais informações, o espelho do grupo no Diretório do CNPQ é: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/246083#recursosHumanos e o site do grupo é: https://edipet.wixsite.com/site/blank-1

Texto: EDIPET

Edição: Juliana Rodrigues