Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 10 > Começa o X Simpósio de Pesquisa e Inovação e a III Feira de Startups das Vertentes

Extensão

Programação oficial está disponível no site.

Começou nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, o tão esperado X Simpósio de Pesquisa e Inovação (SIMPESQ) do IF Sudeste MG - Campus São João del-Rei e a III Feira de Startups das Vertentes. Os eventos acontecerão simultaneamente na próxima semana, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020, de forma totalmente virtual.

A programação completa pode ser conferida no site: http://www.even3.com.br/xsimpesqsjdr. Convidadas e convidados de diversas instituições, com ampla experiência nas temáticas que serão discutidas, ministrarão palestras e minicursos ao longo do evento. As inscrições para o evento começam nesta quarta-feira, dia 14 e seguem até os dias do evento.

Aqueles que desejarem participar dos minicursos, das sessões de comunicação oral e da galeria de startups deverão se inscrever previamente, pois as vagas são limitadas. Para tanto, é necessário, antes, fazer inscrição para o evento.

Parceria interinstitucional

Os eventos compõem as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), cujo tema, neste ano, é: “Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”. A organização foi realizada em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e com o Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN). Também estão envolvidas outras instituições de ensino superior públicas e privadas, além de representantes do comércio e da indústria locais, no intuito de promover atividades de divulgação e de popularização da ciência que estimulem a inovação, a curiosidade e o raciocínio científicos.

Para além das atividades acadêmico-científica, um pouco de diversão e arte integram a programação. Na abertura do evento, a atriz Erika Santos e o ator Filipi Díaz apresentarão a cena “Poéticas da solidão”. Na tarde de sexta-feira, dia 23, os participantes poderão participar da galeria virtual de startups. Na impossibilidade de um encontro presencial, como costumava acontecer nas edições anteriores da Feira de Startups, a atividade acontecerá na plataforma https://hubs.mozilla.com.

Em meio a grande revolução ao modo de se realizar eventos remotos imposta pela pandemia, Hubs Mozilla trata-se de um ambiente virtual em que os participantes poderão conhecer os trabalhos das startups expositoras, interagir com outros usuários e com o próprio ambiente. Tudo por meio de avatares semelhantes a muitos jogos virtuais. É a gameficação chegando ao IF Sudeste MG para auxiliar em formas mais atrativas de participação de alunos, servidores e comunidade externa nos eventos da instituição.

Confira programação completa:

21/10/2020 (quarta-feira)

19h - 19h15: Abertura oficial
19h15 - 19h30: Apresentação “Poéticas da solidão”
19h30 - 20h30: Live "Inteligência Artificial: estado atual, perspectivas e desafios", com o Prof. Dr. Wagner Meira Júnior (UFMG)
21h - 22h: Sessões de Comunicação Oral

22/10/2020 (quinta-feira)

19h - 20h: Live "Como transformar a sua ideia em Startup?", com o Prof. Dr. Paulo Afonso Granjeiro (UFSJ)
20h - 21h: Live "Inteligência Artificial e Responsabilidade Profissional", com o Prof. Dr. Erivelton Geraldo Nepomuceno (UFSJ)
21h - 22h: Live “Mobilidade como um Serviço e Veículos Autônomos: soluções dirigidas por dados”, com o Prof. Dr. Arthur de Miranda Neto (UFLA)

23/10/2020 (sexta-feira)

14h30 - 15h30: Galeria de Startups

15h - 16h: Live "Apresentação do "AGITA warm up", programa de pré-aceleração do IF Sudeste MG", com Daniela Ferreira (SEBRAE MG)
16h - 17h: Minicurso "Como criar um chatbot?", com Carolaine Barbosa (UFSJ)

16h - 18h: Minicurso "Desenvolva seu potencial empreendedor", com a Prof.ª Me. Gilze Oliveira (UNIFIPMoc)

17h - 18h: Mesa redonda "Competição Hackathon Vertentes", com os três primeiros colocados da edição 2020

19h - 20h: Live "Inteligência Artificial e os novos caminhos para uma educação significativa", com o Prof. Dr. Eduardo Bento Pereira (UFSJ)
20h - 21h: Live "O futuro da Gestão de Negócios: aspectos disruptivos promovidos pela Inteligência Artificial", com o Prof. Dr. Fabrício Molica de Mendonça (UFSJ)
21h - 22h: Live "O que a Inteligência Artificial pode oferecer às Startups?", com o Prof. Dr. Erick Galani Maziero (UFLA)

Mais informações podem ser obtidas no site do evento ou pelo e-mail: simpesq.sjdr@ifsudestemg.edu.br. Não deixe de se inscrever!

Texto: Igor Cerri

Edição: Juliana Rodrigues