Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2021 > 09 > Genocídio da população negra e indígena são tema do V ERAS
conteúdo

Extensão

Genocídio da população negra e indígena são tema do V ERAS

Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) é promovido pelo NEABI do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei, por meio de projeto de Extensão.

João Pedro, João Alberto, Miguel, Mariele, Ágatha e Daiane Kaingang. Esses não são só nomes. São rostos, são histórias de jovens negros, negras e indígena vítimas de violência no Brasil. O mais recente caso foi Daiane Kaingang, encontrada morta aos 14 anos, tendo ainda sido vítima de estupro no dia 04 de agosto na cidade de Redentora no Rio Grande do Sul. O suspeito foi preso nesta terça-feira, dia 15.

 

Dados do Monitor da Violência, divulgada em abril de 2021, mostram que em 2020 no Brasil 78% dos mortos pela polícia eram negros. O número refere-se às vítimas das polícias militar e civil e significa que quase quatro a cada cinco pessoas mortas pelas polícias em 2020 eram pretas ou pardas. 

 

O tema é atual e urgente e, por isso, o V Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) do IF Sudeste MG- Campus São João del-Rei traz como tema: "Eles combinaram de nos matar: raça, gênero e classe e o extermínio das populações negra e indígena no Brasil pandêmico”. O evento acontece nos dias 09 e 10 de novembro.

Para participar, já estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos desde o dia 01 de setembro e segue até 10 de outubro. O V ERAS será 100% online e a programação contará com uma nova roupagem no meio virtual, incluindo mesas redondas, rodas de conversa, apresentações culturais, comunicações orais, minicurso, oficina e a tradicional “Feira Afro empreendedora”, inovando com formato on-line. 

 

Poderão ser submetidos trabalhos que dialoguem com o tema do evento. As normas de submissão encontram-se no site: http://www.even3.com.br/eras2021 e será transmitido pelo canal oficial no Youtube do IF Sudeste MG- Campus SJDR.

 

Sobre o evento

Em 2021, a quinta edição do Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS) propõe um amplo debate acerca das vivências interseccionais de raça, gênero e classe no Brasil pandêmico, com destaque para os desafios enfrentados pelas populações negra e indígena. Para tanto, o tema do evento ecoa as vozes dos escritores Conceição Evaristo e Ailton Krenak.

Conceição Evaristo, durante um ato político em defesa da democracia realizado na Lapa, no Rio de Janeiro, em outubro de 2018, declarou: “Eles combinaram de nos matar. E nós combinamos de não morrer”. Essas palavras são, também, mobilizadas pelo menino Dorvi, que clama por “uma maneira de não morrer tão cedo e de viver uma vida menos cruel” no conto “A gente combinamos de não morrer”. Essas falas são o motor do tema do V ERAS de 2021.

 

Clique aqui para acessar o site do evento.

Inscrições de trabalho: de 01/09 a 10/10/2021

Data evento: 09 e 10/11/2021

registrado em: